O medo de dirigir não é um problema sem solução. Muito pelo contrário! A ajuda especializada é a melhor forma de desenvolver ou de devolver à pessoa a autonomia necessária para ligar o carro e se deslocar pela cidade com segurança e tranquilidade.
Na prática, assim como qualquer trauma, o medo de dirigir pode ter diferentes origens.
Em muitos casos, esse receio de assumir o volante fica atrelado à amaxofobia, nome técnico da fobia que provoca o medo irracional de dirigir. Às vezes, ela surge após momentos de extremo susto, como acidentes ou vivência de situações de risco. Assim, a ideia de sentar-se no banco do motorista provoca mudanças no corpo, como falta de ar, dor no peito, tremores, entre outros sintomas.
Porém, há ainda a possibilidade de a amaxofobia estar relacionada às experiências passadas na infância.
Como a terapia pode auxiliar as pessoas que têm medo de dirigir?
Durante as sessões de terapia, o profissional oferece ao paciente alguns caminhos para tratar traumas do passado, fazendo com que ele ressignifique esses momentos e passe a ter mais qualidade de vida.
No caso do medo de dirigir, são identificadas as justificativas que a pessoa dá para adotar este comportamento. Uma delas é a possibilidade de situações ou de acidentes que não acontecem ou nunca aconteceram.
LEIA MAIS: Como trabalhar a autoconfiança e ser mais feliz
Há pessoas que desenvolvem o medo de dirigir após acidentes ou sustos mais graves, como caminhões que fecham o veículo e derrapagens na pista. Assim, o receio se justifica por conta dessas situações extremas.
A origem desse medo pode estar associada também com traumas mais recentes e até mesmo experiências na infância. Presenciar um acidente de trânsito ou viver perdas decorrentes de acidentes, seja de parentes próximos ou colegas, pode dar origem à fobia de dirigir. As falas e brincadeiras de pais para filhos também podem provocar o medo de dirigir.
Indo além do medo em si, essa fobia também se relaciona a outros distúrbios, como a ansiedade, que abre portas para outros sintomas, como a falta de ar, o descompasso de pensamentos e a palidez repentina.
Em todos os casos, o tratamento se mantém o mesmo: a busca da ajuda especializada. A partir das sessões comandadas pelo psicólogo, é possível determinar a origem do trauma, entender o porquê do medo de dirigir ser algo tão limitante e como voltar a assumir o volante.
LEIA TAMBÉM: Você tem cuidado da sua saúde mental?
Se você busca uma forma de lidar e acabar com a amaxofobia, venha conhecer a clínica de psicologia Desenvolviver.
Criado em 2017, pela psicóloga Fernanda Correa Brito (CRP 06/102387), o consultório de psicologia está localizado próximo ao metrô Santa Cruz, zona sul de São Paulo, e conta com equipe de psicólogas experientes e com diferentes especializações, todas credenciadas no Conselho Regional de Psicologia.
Além do atendimento presencial, a Desenvolviver oferece psicoterapia online.