Ansiedade no começo de ano: como controlar?

20/01/2022 | Autoconhecimento

Embora o começo de ano traga esperanças renovadas, a ansiedade costuma tomar conta de um grande número de pessoas. Isso acontece graças ao excesso de expectativas que são acumuladas com base nas metas que foram traçadas antes da famosa queima de fogos. 

Vários questionamentos vêm à tona, assim como inúmeros objetivos: aprender um idioma diferente, alcançar um novo patamar profissional, adquirir uma rotina com hábitos mais saudáveis ou, até mesmo, realizar o sonho da casa própria.

Mas a sobrecarga de sonhos, expectativas e mudanças traz consigo alguns sintomas físicos e emocionais bem comuns ocasionados pela ansiedade: aperto no peito, inseguranças, medos, falta de ar, dores de cabeça, insônia e cansaço excessivo.  

Se você está convivendo com esses sintomas de ansiedade na sua rotina neste começo de ano por conta dos planos traçados para os próximos meses, hoje vou falar um pouco sobre como lidar com essa pressão. 

LEIA MAIS: Ano Novo, como criar expectativas reais? 

 

Como lidar com a ansiedade no começo de ano? 

Ao pensar nas suas metas para o começo de ano, é importante ter alguns cuidados para não desgastar sua mente ou colocar seus objetivos em uma ordem específica que afete a conclusão deles. 

Uma das características da ansiedade é o pensamento acelerado, e é natural que ao traçar vários planos de uma vez ocorra uma turbulência que incapacite a conclusão de qualquer meta. 

Para evitar a situação, comece a anotar suas metas em uma agenda, sinalizando não apenas o que você deseja conquistar, mas como fará isso. A partir desse pequeno processo, sua mente consegue projetar um plano mais específico, e se torna mais fácil desenhar uma maneira concreta de atingir aquele objetivo. 

Além disso, saiba separar seus planos de acordo com a prioridade. Lembre-se: um ano tem 365 dias, e é praticamente impossível cumprir todas as metas sem que ocorram imprevistos ou grandes mudanças na sua vida que não estavam anotadas na sua agenda. 

Por isso, para evitar a sensação de peso com tantas expectativas sendo projetadas de uma única vez, avalie suas possibilidades (tanto financeiras quanto de disposição de tempo), além de marcar o que é mais importante conquistar durante os próximos meses. 

Seguindo esses passos, você consegue administrar suas metas com mais leveza, sem que a ansiedade prejudique sua rotina. 

A ansiedade em pequenas quantidades, essa sensação de expectativa pelo que está por vir, faz parte da nossa rotina. Porém, se os sintomas mencionados no início deste artigo estiverem afetando de uma maneira mais profunda sua rotina profissional e social, não deixe de buscar ajuda.  

Se você precisa de apoio para aprender a lidar com a ansiedade, conheça a clínica de psicologia Desenvolviver.

Criado em 2017, pela psicóloga Fernanda Correa Brito (CRP 06/102387), o consultório de psicologia está localizado próximo ao metrô Santa Cruz, zona sul de São Paulo, e conta com equipe de psicólogas experientes e com diferentes especializações, todas credenciadas no Conselho Regional de Psicologia.

Além do atendimento presencial, a Desenvolviver oferece a psicoterapia online. Para agendar a sua consulta, ligue (11) 3539-2939 ou mande um e-mail para recepcao@desenvolviver.com.

Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.

Newsletter

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.