Você sabe o que é autoestima? Ela diz respeito à maneira como cada um enxerga a si próprio e aceita as suas qualidades e defeitos.
A autoestima está muito ligada ao autoconhecimento. Quando alguém tem uma real noção das suas capacidades e limitações, toma decisões com maior segurança e aproveita de maneira mais assertiva as oportunidades que aparecem nos mais diferentes campos da vida.
Quem deixa de praticar o autoconhecimento apresenta maiores chances de desenvolver uma baixa autoestima, retardando o caminho que pode levar a uma vida mais plena e feliz.
Você sofre com a baixa autoestima?
A autoestima diz muito sobre as atitudes e decisões que são tomadas no dia a dia. Alguns comportamentos podem ajudar você a saber como anda a sua autoestima. Veja se algumas dessas situações se encaixam na sua vida:
- Toma decisões com base na opinião alheia.
- Espera o reconhecimento dos outros para se certificar de que está ou não fazendo a coisa certa.
- Só sabe apontar os defeitos dos outros.
- É uma pessoa extremamente insegura para tomar decisões.
- Faz autocobranças excessivas, uma vez que define metas que nunca estão alinhadas à sua personalidade.
- Coloca-se sempre em segundo plano.
- Pratica a autossabotagem, por achar que não é merecedora das próprias conquistas.
- Está sempre se sentindo culpada por não conseguir realizar os próprios sonhos ou por achar que nunca consegue fazer o bastante pelos outros.
E, então, você se identificou com uma ou mais situações?
A pessoa que apresenta baixa autoestima muitas vezes se comporta como alguém constantemente frustrado. Isso porque não consegue tomar decisões que favoreçam verdadeiramente o seu bem-estar.
Por não conhecer com propriedade as suas capacidades e limitações, acaba sempre se espelhando no comportamento e opiniões dos outros. Dessa forma, a curto, médio e longo prazos essas escolhas se tornam fardos, deixando a pessoa cada vez mais ansiosa e deprimida.
LEIA MAIS: Quais os sintomas da depressão?
Sim, é possível impedir que a baixa autoestima seja um obstáculo na sua vida!
Se você já percebeu o quanto a falta de autoconhecimento prejudica a sua vida, é hora de agir! Sempre há tempo para buscar a autoestima, conhecer a si mesmo e lutar por uma vida mais independente e feliz.
Separei aqui algumas dicas simples para você colocar em prática e, aos poucos, espantar a baixa autoestima da sua vida. Veja:
-
Pratique o autoconhecimento
Partindo de você mesmo e com a ajuda dos amigos mais sinceros, faça uma lista das qualidades e defeitos que você possui. Deixe de lado o medo de ser arrogante ou modesto demais e reúna o máximo possível de informações que possam ajudar você a traçar sua própria personalidade.
-
Valorize as suas conquistas
Quais as coisas mais bacanas que você já conquistou? Fez uma viagem internacional com suas próprias economias? Concluiu a faculdade? Criou um projeto voluntário? Enfim, reúna todas as coisas que aconteceram na sua vida e que merecem ser reconhecias, das mais simples às mais grandiosas.
-
Tenha conhecimento das suas capacidades
Quais capacidades fazem de você um profissional bem-sucedido, um amigo especial e um cônjuge muito amado? Mais uma vez, peça ajuda para as pessoas e enxergue todas as características boas que fazem de você alguém especial.
-
Conheça seus defeitos
Nenhum ser humano é perfeito, muito menos você. E conhecer os defeitos é um ótimo caminho para saber quais situações você deve evitar para construir uma vida mais leve e feliz. Conhecer suas falhas também vai ajudar você a encontrar formas de amenizá-las em prol da boa convivência com amigos, familiares e colegas de trabalho.
Como procurar ajuda?
Superar problemas de autoestima é um processo e a psicologia pode ajudar você a se aceitar e a levar uma vida mais satisfatória. Se você precisa e ajuda para superar problemas de baixa autoestima, conheça a clínica de psicologia Desenvolviver.
Criado em 2017, pela psicóloga Fernanda Correa Brito (CRP 06/102387), o consultório de psicologia está localizado próximo ao metrô Santa Cruz, zona sul de São Paulo, e conta com equipe de psicólogas experientes e com diferentes especializações, todas credenciadas no Conselho Regional de Psicologia.
Além do atendimento presencial, a Desenvolviver oferece psicoterapia online.
Para ler outros assuntos sobre o universo da psicoterapia, clique aqui.