Transição de carreira após a maternidade: como fazer?

20/05/2021 | Carreira, Maternidade, Universo Feminino

A necessidade de fazer uma transição de carreira costuma bater à porta das mais diferentes pessoas e pelos mais diversos motivos. A maternidade, por exemplo, pode, sim, ser um motivo para algumas mulheres repensarem a vida profissional.

Por não querer ficar longe dos filhos e acompanhar de perto o desenvolvimento dos pequenos, e por não querer abandonar de vez o mercado de trabalho, seja por amor, seja porque precisam, as mulheres pensam em alternativas para reorganizar suas vidas sem ter que abrir mão de toda e qualquer atividade laboral.

A maternidade transforma a mulher de dentro para fora. Muda seus valores e seus olhares a respeito de si mesma e de sua participação no mundo. Portanto, não há nada de errado fazer com que essas novas reflexões cheguem até o mercado de trabalho e despertem desejos de mudanças e de adaptações.

LEIA MAIS: Você sabe o que é Reorientação de Carreira?

 

Transição de carreira pós-maternidade = autoconhecimento + determinação

Nesta hora vale a pena refletir sobre os possíveis caminhos a serem trilhados. Se o trabalho antes da maternidade já não se encaixa mais na nova condição de vida da mulher, como se manter economicamente ativa na pós-maternidade?

Uma mudança de carreira é quase como começar de novo. Para algumas mulheres a saída mais assertiva é adaptar um cômodo da casa ou procurar um novo espaço na cidade para tirar aquela ideia empreendedora do papel. Para outras é necessário se tornar colaboradora em uma empresa ou atividade totalmente diferente.

Cada cenário é único, por isso é importante a mulher pensar com calma, de forma que essa transição de carreira seja feita da maneira certa e sem arrependimentos. O chamado “equilibrar pratos” é uma condição que muitas mulheres já incorporaram em suas vidas. Porém, a transição de carreira é uma condição que permite à mulher a decidir quantos pratos deseja equilibrar e qual a melhor forma de fazer isso.

Com a entrada de novos papéis, é normal que aquela vida profissional que foi trilhada lá atrás deixe de fazer sentido. Mas para muitas mulheres este pensamento gera medo. Ou às vezes frustração, por achar que passou anos de sua vida seguindo uma carreira errada. Mas não é nada disso.

A maternidade costuma pedir ajustes e quanto mais leveza a mulher tiver na hora de acolher essas novas necessidades, mais fácil será abraçar novos desafios e construir novos caminhos para a felicidade.

LEIA TAMBÉM: Como lidar com as emoções durante o puerpério

A transição de carreira exige autoconhecimento. Porque uma mudança significativa como essa exige a descoberta de novos talentos. Também exige determinação, já que se assemelha à construção de uma nova página, com desafios e conquistas totalmente diferentes.

Se você decidiu que é hora de mudar e precisa de orientação profissional para dar o primeiro passo, venha conhecer a clínica de psicologia Desenvolviver.

Criado em 2017, pela psicóloga Fernanda Correa Brito (CRP 06/102387), o consultório de psicologia está localizado próximo ao metrô Santa Cruz, zona sul de São Paulo, e conta com equipe de psicólogas experientes e com diferentes especializações, todas credenciadas no Conselho Regional de Psicologia.

Além do atendimento presencial, a Desenvolviver oferece a psicoterapia online. Para agendar a sua consulta, ligue (11) 98229-5799 ou mande um e-mail para recepcao@desenvolviver.com.

Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.

Newsletter

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat