A Reorientação de Carreira assemelha-se muito a Orientação Profissional e não é por acaso que muitas vezes são entendidas como uma coisa só.
De modo simplificado, podemos dizer que a Orientação Profissional está voltada para escolha da primeira profissão, que normalmente acontece no final da adolescência e firma-se no começo da vida adulta com a inserção na faculdade.
A Reorientação de Carreira auxilia na abertura de possibilidade de novos campos de atuação para aqueles profissionais que já conhecem o mercado de trabalho e muitas vezes estão em busca de uma transição profissional. O que não significa dizer que necessariamente ocorra uma mudança de profissão, em muitos casos é possível enxergar uma nova possibilidade dentro da área já exercida.
Não é raro vermos pessoas frustradas com seus trabalhos, pois construíram suas carreiras em cima de sonhos e objetivos que no presente não fazem mais sentido. Muitos profissionais, em certo momento de suas vidas, resgatam antigos sonhos e objetivos profissionais, seja por que no passado apresentava-se como uma área muito difícil ou concorrida, seja por tal objetivo ser encarado como um hobby ou algo que não lhe dará a estabilidade financeira que precisa.
Neste sentido, para que ocorra a Reorientação, é necessário antes de tudo promover o autoconhecimento. Este ponto é primordial para oferecer ao orientado um espaço para reflexão referente a seu momento de vida, os motivos de insatisfação e análise de sua trajetória profissional.
Após promover um momento de reflexão e autoconhecimento, identifica-se interesses, habilidades e competências do orientado, deste modo, pode-se explorar novas possibilidades no mundo profissional, viabilizando assim um novo projeto de vida ou carreira.