Ser Bipolar

15/12/2017 | Comportamento

O termo “Bipolar” tem sido utilizado como sinônimo de mudança de opinião ou para indicar pessoas inconstantes e indecisas, não é rarou ouvir o seguinte comentário: ”fulano não sabe o que quer, é bipolar”, “tem dias que estou feliz, aí acontece algo e fico irritado,sou bipolar”. Mas afinal, o que é ser bipolar?

 A bipolaridade  é um transtorno, ou seja uma condição  mental/psicológica  que afeta a vida de uma pessoa e é caracterizada por dois polos ou fases de comportamento: a fase de Mania e a fase Depressiva.

A mania é o estado de humor elevado e expansivo. Durante os episódios de mania o sujeito  pode apresentar  os seguintes sintomas: irritabilidade,  alterações emocionais súbitas e imprevisíveis, reação excessiva a estímulos, aumento do interesse em diferentes atividades, gandiosidade, aumento da energia, aumento da libido, perda da noção  de realidade, diminuição da necessidade de dormir e uso de substâncias.

Já os episódios depressivos são caracterizados pelos seguintes sintomas: perda de autoestima, pensamentos negativos, preocupação com fracassos, pensamentos lentificados,  apatia (perda do interesse em atividades prazerosas), alterações de apetite, diminuição do apetite e da libido, Ideações suicidas, perda de noção de realidade e uso de substâncias.

As crises geralmente tem inicio durante ou depois da adolescência, as fases não tem um prazo especifico e podem durar dias ou meses. Os tratamentos recomendados são psiquiátricos para a utilização de medicamentos de forma adequada afim de prevenir novas crises e o tratamento psicológico para prevenção de recaídas.

Ela é bipolar – Seu Jorge

Tem dia que tá bem
Dia que não tá legal
Tem dia que tá zem
Tem dia que tá baixo astral

Ela é bipolar
Ela é bipolar
Ela é bipolar

Bipolar é transtorno mental
Maníaco, depressivo
Que causa muita infelicidade
Aos portadores dessa enfermidade

Apesar dessa doença
O tratamento é muito simples
Mas é legal ficar ligado
Porque os sintomas são diversos

Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.

Newsletter

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *