Ano Novo: como criar expectativas reais?

por | dez 17, 2020 | Dicas | 0 Comentários

Criar expectativas é uma atitude muito comum do ser humano. Mas é preciso saber dosar este comportamento para que a vida não seja marcada por frustrações.

A chegada do final do ano estampa nas vidas das pessoas o perigo de se criar expectativas de maneira desmedida. Quem nunca aproveitou os últimos dias de dezembro para fazer aquele tradicional balanço do que foi conquistado e das promessas que se perderam pelo caminho?

Infelizmente, nessa hora, os desejos não realizados costumam deixar um gostinho amargo e fazer muita gente pensar que não conseguiu realizá-los, porque não se dedicou o bastante ou porque não foi merecedor. Mas não é bem assim.

Quantas colheres de sopa de expectativa foram colocadas na sua receita para o Ano Novo? Já parou para pensar que as metas definidas foram muito além do que você poderia suportar?

 

Por que criar expectativas demais pode ser frustrante?

Esperar por um ano feliz e cheio de grandes realizações faz parte do comportamento humano. Somos movidos pela esperança e são os nossos sonhos que nos fazem levantar da cama todos os dias.

A questão é que, muitas vezes, o ato de criar expectativas não está ligado na concretização do sonho em si, mas na forma como ele será conquistado. Aí a chance de frustração pode ser muito grande.

Sabe por quê?

A vida é cheia de surpresas e nos leva para caminhos que muitas vezes nunca havíamos imaginado. O fato de as coisas não acontecerem do jeitinho que idealizamos não significa que o nosso sonho não vai se realizar ou, que coisas diferentes – e ainda melhores – não podem acontecer.

LEIA MAIS: Depressão de fim de ano: como lidar com o problema?

Podemos criar expectativas, sim, mas sem tentar idealizar e controlar cada passo rumo ao objetivo. É preciso deixar o destino fazer a sua parte e mostrar alternativas que reforcem os nossos desejos ou que nos movam para situações que trarão experiências enriquecedoras.

Criar expectativas ambiciosas demais e depois não saber como gerir todos os sentimentos que fazem parte delas pode gerar quadros de ansiedade, por conta da espera pela realização do desejo, e de depressão, pelo ato de as metas serem de difícil concretização. Administrar este comportamento é possível e se você não sabe por onde começar, vale a pena procurar uma ajuda especializada.

Se você busca orientação para construir uma vida mais leve e feliz, venha conhecer a clínica de psicologia Desenvolviver.

Criado em 2017, pela psicóloga Fernanda Correa Brito (CRP 06/102387), o consultório de psicologia está localizado próximo ao metrô Santa Cruz, zona sul de São Paulo, e conta com equipe de psicólogas experientes e com diferentes especializações, todas credenciadas no Conselho Regional de Psicologia.

Além do atendimento presencial, a Desenvolviver oferece a psicoterapia online. Para agendar a sua consulta, ligue (11) 98229-5799 ou mande um e-mail para recepcao@desenvolviver.com.


Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *