Saúde do homem – Novembro Azul

por | nov 29, 2017 | Dicas | 0 Comentários

Quantas vezes ouvimos frases como: “Homem não chora”, “Chorar é coisa de mulherzinha”, “Doença é frescura” dirigidas a homens?

Frases como essas propagam o machismo e são registros da falta de consciência e responsabilidade. Assim como mulheres realizam exames periódicos homens também devem realizar exames para detecção precoce de doenças e, conseqüentemente tratamento e maior chance de cura. Isso também se aplica ao cuidado com as emoções: se frases como essas impedem que homens cuidem da saúde física o que diremos da saúde mental!

De acordo com o Ministério da saúde, os motivos pelos quais os homens adiam suas visitas ao serviço de saúde são:

  •  Crença de que a doença é sinal de fragilidade

  • Dificuldade em reconhecer suas necessidades

  • Posição de provedor

  • Estratégias do meio de comunicação focadas na atenção a crianças, mulheres e idosos.

Qualquer vulnerabilidade apresentada por homens é vista como uma “falha” em sua masculinidade. Isso não quer dizer que homens não tenham sentimentos e não sofram.

O machismo mata mulheres todos os dias, mas também mata homens! Mata a possibilidade de uma vida plena de sentimentos e sensações e mata de doenças curáveis.

Em pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz foi descoberto que 78,7 % dos usuários de drogas são homens motivados por: curiosidade (58,3%), questões emocionais e familiares (29,2%), pressões dos amigos (26%). Desse total 70% compartilham acessórios para uso e apresentam comportamento sexual de risco. Cuidar das emoções é essencial para o entendimento e tratamento de uso abusivo de álcool e outras drogas.

Para cuidar integralmente da saúde é necessário realizar exames de rotina, compreender que cada nova idade apresenta uma necessidade de cuidado. Não ter vergonha de demonstrar sentimentos. Procure um médico, procure um PSICÓLOGO!

Referências

Ministério da Saúde, Política nacional de atenção  integral à saúde do homem. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_atencao_saude_homem.pdf Acesso em: 12 de Novembro de 2015.

SENAD e Fundação Oswaldo Cruz


Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Psicoterapia em São Paulo

A clínica Desenvolviver é especializada em psicoterapia clínica presencial e psicologia online.
Atendemos convênio e particular.
CRP/SP 06/6482/J

Localização

Estamos na Vila Mariana, perto da estação Santa Cruz. | Rua Afonso Celso, 469 – São Paulo (SP) | Cep: 04119-001

Agende sua sessão agora!

Telefone: 11 3539-2939
WhatsApp: 11 98229-5799