A comparação é a maior inimiga da satisfação

por | jul 16, 2018 | Psicoterapia | 0 Comentários

Nas redes sociais acompanhamos o registro de vários acontecimentos na vida dos nossos contatos: Festas incríveis, jantares, viagens, céu azul na praia, risadas. Por que tudo isso?

As mídias criaram uma silenciosa disputa entre as pessoas, para mostrar quem aparenta ter a vida mais bacana. Pensamos que estamos felizes com o que temos até nos depararmos com as redes sociais que estão sempre mostrando o contrário: você poderia ser mais interessante. Não para vocês, claro, mas para os outros.

Ansiedade e baixa autoestima aparecem quando as pessoas comparam suas conquistas com o conteúdo postado pelos amigos de internet. Temos a falsa sensação que os outros sempre estão a frente, e esquecem que cada um tem a sua própria trajetória. Esquecemos também que ninguém posta suas tristezas, não que isso seja errado, mas para quem assiste de longe, cria uma falsa imagem da vida do outro.  O lado ruim existe para todos, eles só não aparecem em fotos.

Criamos assim, angústia de ansiedade por retornos positivos, que vem em forma de “likes” e comentários. Muito mais do que um narcisismo, é a carência e a necessidade de pertencimento. A quantidade se torna maior que a qualidade, com pequenas manifestações de interesse que tentam preencher algum vazio.

Por isso é importante que o nosso parâmetro não seja o outro, mas sempre nos mesmos. Valorize aquilo que tem, sinta a liberdade de ser quem você realmente é.


Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Psicoterapia em São Paulo

A clínica Desenvolviver é especializada em psicoterapia clínica presencial e psicologia online.
Atendemos convênio e particular.
CRP/SP 06/6482/J

Localização

Estamos na Vila Mariana, perto da estação Santa Cruz. | Rua Afonso Celso, 469 – São Paulo (SP) | Cep: 04119-001

Agende sua sessão agora!

Telefone: 11 3539-2939
WhatsApp: 11 98229-5799