Adoecer: Processo de inevitável aproximação com a condição humana

por | out 18, 2017 | Psicoterapia | 0 Comentários

“A essência de todos os sofrimentos humanos fundamenta-se no fato de que a pessoa perdeu a capacidade de se decidir livremente acerca de suas possibilidades de comportamento normal”. (Boss, 1975, p. 24) 

Desde os primórdios das civilizações, os seres humanos buscam de modo incessante vencer a batalha contra o tempo, o envelhecimento e a morte. 

Vivemos com a certeza de que iremos morrer, no entanto, ainda é muito difícil nos aproximarmos de tal assunto, por mais que ele esteja enraizado em nossa condição humana. 

O adoecer traz consigo a ameaça iminente de finitude e uma fragilidade imediata. Revela a sensação de impotência e descontrole, gerando sofrimento para o paciente e seus familiares. Ambos começam a viver o adoecer em tempo integral. Sua rotina é alterada, seus interesses e preocupações modificados. 

É nesse sentido que, cada vez mais, faz-se necessário a presença de um psicólogo no contexto hospitalar, para dar apoio, não somente ao paciente, mas também aos familiares e equipe multidisciplinar. 

A psicologia hospitalar ainda é um segmento da profissão pouco difundido e muitas vezes desconhecido por grande parcela da sociedade, entretanto, entende-se que hoje tal figura tornou-se essencial para avaliações, acompanhamento e acolhimento daqueles que estão em contato com o processo de adoecer. 

É importante entendermos também que, o acompanhamento psicológico é de extrema importância dentro e fora do ambiente hospitalar. Após todo o processo de adoecer, hospitalização e muitas vezes morte, é necessário olhar com mais cuidado para tristezas, anseios, feridas e traumas. 

A psicoterapia pode oferecer então, esse espaço de acolhimento, autoconhecimento e ressignificação do que foi vivido. 

Bibliografia 

Boss, M. (1975) A Medicina Psicossomática e o princípio de causalidade. Hexágono, 2( 1), 10-24. 


Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Psicoterapia em São Paulo

A clínica Desenvolviver é especializada em psicoterapia clínica presencial e psicologia online.
Atendemos convênio e particular.
CRP/SP 06/6482/J

Localização

Estamos na Vila Mariana, perto da estação Santa Cruz. | Rua Afonso Celso, 469 – São Paulo (SP) | Cep: 04119-001

Agende sua sessão agora!

Telefone: 11 3539-2939
WhatsApp: 11 98229-5799