Como funciona a terapia familiar?

por | dez 3, 2020 | Psicoterapia | 0 Comentários

A terapia familiar tem o objetivo de ajudar um grupo de pessoas a viver de maneira mais harmoniosa e respeitosa. Toda família tem seus conflitos e diferenças, por isso é importante identificá-los para que pais, filhos e demais parentes convivam de maneira saudável.

Nesse tipo de sessão, podem estar presentes apenas a família nuclear (mãe, pai e filhos) ou a família estendida, que inclui avós, primos, cunhados, tios etc.

 

Como funciona a terapia familiar?

Diferente da terapia tradicional, na qual cada pessoa é atendida individualmente, na terapia familiar todos os membros participam juntos da sessão. Forma-se um círculo com as cadeiras ou todos se sentam confortavelmente em um sofá, enquanto o terapeuta faz o papel de mediador e condutor.

A terapia familiar ainda é um processo bastante complicado para algumas pessoas, pois nem sempre é fácil falar na frente dos outros sobre os problemas que estão tornando a relação conflituosa. Ao mesmo tempo, guardar o assunto para si pode fazer muito mal e desencadear problemas mais graves, como ansiedade e depressão.

Você já viu aquele parente que decide revelar alguma coisa ou pedir perdão apenas quando está no final da vida? Esse comportamento é muito danoso para as relações, pois causa aquela sensação ruim de tempo perdido e prolonga o sofrimento das pessoas envolvidas na situação.

Para que a terapia familiar tenha um bom resultado é importante que todos os membros da família estejam dispostos a escutar e a falar sobre seus problemas e a resolvê-los de uma vez por todas.

Por mais que um pai esteja brigado apenas com um filho, por exemplo, essa relação complicada afeta o comportamento dos demais membros da família, que acabam escolhendo um lado da briga ou evitando uma comunicação com as partes envolvidas para não agravar o problema.

 

Quando procurar a terapia familiar?

Muitos sãos os motivos que levam uma família a procurar por este tipo de terapia:

  • Problemas financeiros
  • Brigas constantes entre os genitores
  • Filhos que não conseguem se entender
  • Alcoolismo e drogas na família
  • Luto por um ente querido
  • Separação e/ou início de novas relações
  • Doença grave de um ente querido pela família
  • Traumas familiares

Na hora de iniciar a terapia familiar é importante que todos os membros estejam de acordo e se comprometam a levar as sessões com seriedade. Dessa forma, poderão se abrir para as intervenções do terapeuta, identificar causas e encontrar as melhores soluções para os conflitos apresentados.

LEIA MAIS: A psicologia pode ajudar a aliviar sentimento de culpa?

 

Quais os benefícios da terapia familiar?

Procurar pela terapia familiar é uma atitude que precisa ser encarada com bons olhos. O lar é considerado o nosso maior porto seguro e, quando surgem conflitos que se tornam difíceis de serem resolvidos apenas entre seus membros, vale a pena buscar ajuda profissional para resgatar a harmonia, o respeito e a união que toda família precisa para ser feliz.

Conheça os benefícios da terapia familiar:

Gera espírito de equipe

Dentro de uma família cada um exerce um papel importante, tornando a relação mais funcional e organizada no dia a dia. A terapia familiar pode ajudar os membros da equipe a identificarem melhor a sua importância e os seus papéis e, dessa forma, se sentirem partes indispensáveis desse grupo.

Autoconhecimento

O autoconhecimento permite que o ser humano entenda melhor os seus sentimentos e viva melhor consigo mesmo e em sociedade. Essa prática auxiliar na compreensão da parcela de culpa que cada um possui dentro dos conflitos familiares, facilitando a identificação da melhor solução para restabelecer a boa convivência.

Oferece caminhos para o perdão

É muito comum encontrarmos famílias que carregam mágoas de anos, mas não se sentem à vontade de tocar no assunto abertamente e resolvê-lo de uma vez. Na terapia familiar o profissional vai ajudar cada membro a conversar sobre esses conflitos, buscando o alívio e o caminho mais assertivo para a reconciliação.

Torna os laços familiares mais fortes

A terapia familiar pode ser uma boa oportunidade de os membros de conhecerem, estreitar os laços de amizade a desenvolver a empatia. Muitas vezes as pessoas ficam tão mergulhadas em suas próprias tarefas e conflitos internos que esquecem de observar o outro, de perceber que algo pode estar errado. A terapia ajuda no desenvolvimento desse olhar.

LEIA TAMBÉM: Quais as consequências da alienação parental para uma criança?

É importante reforçar que cada família sabe as batalhas que enfrenta no dia a dia e encontrar meios de torná-las menos difíceis fará com que todos os obstáculos e os desafios da vida em grupo sejam encarados de maneira mais leve.

Se você e os membros da sua família precisa se ajuda para solucionar conflitos e levar uma vida mais harmoniosa, venha conhecer a clínica de psicologia Desenvolviver e fazer terapia familiar conosco.

Criado em 2017, pela psicóloga Fernanda Correa Brito (CRP 06/102387), o consultório de psicologia está localizado próximo ao metrô Santa Cruz, zona sul de São Paulo, e conta com equipe de psicólogas experientes e com diferentes especializações, todas credenciadas no Conselho Regional de Psicologia.

Além do atendimento presencial, a Desenvolviver oferece a psicoterapia online. Para agendar a sua consulta, ligue (11) 98229-5799 ou mande um e-mail para recepcao@desenvolviver.com.


Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *