” Hipnose é a ciência de tocar na alma humana. Hipnose é a arte de pintar as emoções. Hipnose é fazer tudo isso com amor e bom senso”.
FABIO PUENTES
A hipnose terapêutica é uma técnica de psicoterapia utilizada no tratamento de questões físicas e/ou mentais, ocorrendo uma comunicação direta com a mente subconsciente do cliente.
Hoje vamos falar como funciona uma sessão de hipnose terapêutica:
Na primeira sessão, realiza-se uma entrevista com o cliente, para entender quais são suas questões e com isso, avaliar a queixa que lhe fez nos procurar, quais são suas crenças limitantes, forma de agir e pensar, entre outros, e então definir como o tratamento será conduzido.
Após a entrevista, inicia-se o tratamento com a hipnoterapia. A hipnose terapêutica se dá por meio de relaxamento através de induções hipnóticas realizadas por profissional capacitado, que visam alterar o estado de consciência do cliente, focando toda a sua atenção para o objetivo que o levou até o tratamento. Nessa etapa, a mente consciente estará “distraída”, permitindo que as memórias e, até mesmo, respostas para seus problemas sejam acessadas e trazidas a um nível sensorial para uma melhor compreensão e direcionamento do tratamento.
O transe hipnótico é um fenômeno natural da mente humana, todas as pessoas visitam esse estágio em diversos momento da vida. Durante a sessão, o cliente permanecerá lucido, porém haverá uma transição entre o nível crítico da mente consciente e o estabelecimento de um pensamento ou sentimento aceitável/elegido. Ou seja, no consultório a hipnose é utilizada para auxiliar o cliente em suas questões intimas, e o cliente não é sugestionado a fazer algo que não deseja e que esteja em desacordo com seus princípios, ele sempre estará no controle.
O cliente não ficará inconsciente e sem saber o que ocorre no consultório, após retornar do transe recordará todo o trabalho realizado, inclusive as memórias que foram resgatadas pela mente.
Durante o estado de relaxamento citado acima, serão utilizadas diversas técnicas para que sejam trabalhadas as questões trazidas pelo cliente durante a primeira sessão, assim como também a ressignificação de memórias, mudanças de crenças limitantes, metáforas, entre outros para a resolução das questões trazidas e investigadas pelo cliente.
Logo, não há contraindicação para a realização do tratamento com a hipnose terapêutica, todas as pessoas podem alcançar um estado de transe e tratar questões por meio da hipnose. A hipnose terapêutica, quando realizada por profissional preparado, não oferece riscos e costuma trazer resultados rápidos e eficientes.