O que é a avaliação psicológica forense?

avaliacao-psicologica-forense

O que é a avaliação psicológica forense?

A avaliação psicológica forense é uma das principais ferramentas do Direito, especialmente em processos investigativos, nas esferas de família, cível e criminal, nos quais é preciso avaliar as capacidades psíquicas das partes envolvidas no processo e seus comportamentos. A técnica realizada por um Psicólogo Perito une duas áreas do conhecimento que, inicialmente, podem parecer muito distintas, auxiliando na elucidação de casos e embasando a tomada de decisões do juiz.

Demandada em diferentes contextos, a prática utiliza estratégias da Psicologia para traçar perfis das partes envolvidas no processo. Por meio de entrevistas e testes psicológicos, por exemplo, é possível estabelecer o modus operandi do réu ou determinar suas motivações e intenções.

Uma vez finalizada, a avaliação psicológica forense serve como base para a construção de um documento que pode servir como prova legal. Contudo, considerando que envolve a apuração de crimes e outros assuntos jurídicos, esse tipo de avaliação conta com algumas particularidades que devem ser levadas em consideração.  Saiba mais abaixo.

 

Quem pode solicitar uma avaliação psicológica forense?

Qualquer uma das partes envolvidas no processo pode pedir que um psicólogo faça a análise das entrevistas e do laudo/perícia feitos pelo psicólogo forense e do processo como um todo.

No caso de processos de vara de família, como alienação parental ou guarda, a mãe, o pai ou o responsável pode fazer a solicitação de um laudo auxiliar como contraprova do laudo do psicólogo forense indicado pelo juiz.

O laudo do psicólogo perito auxiliar, ou psicólogo assistente técnico forense, é anexado ao processo e ajuda o juiz a embasar sua decisão.

Nesses casos, como objetivo é auxiliar na perícia do psicólogo forense, não há nenhum processo terapêutico envolvido, o trabalho do psicólogo se restringe à emissão do laudo a partir da leitura do processo e das entrevistas feitas pelo psicólogo forense.

Esse serviço equivale a um processo particular. Portanto não há vínculo com o convênio ou pedido de reembolso.

 

Quando solicitar uma avaliação psicológica forense?

A avaliação psicológica forense tem como objetivo auxiliar a elucidação dos casos por meio da análise do comportamento humano. Em outras palavras, busca encontrar respostas para os fenômenos psicológicos relacionados a determinados casos.

Utilizada em grande parte para dar suporte a investigações em diferentes esferas – de família, especialmente – e esclarecer pontos e dúvidas, a análise é essencial para uma decisão mais coerente e embasada das autoridades judiciais. Além disso, o documento serve como prova legal em diversos casos.

Realizada por um psicólogo comumente chamado de psicólogo perito auxiliar ou assistente técnico judicial, a prática é importante ponto de convergência entre os fundamentos da Psicologia e os preceitos da criminologia do setor judicial.

Para que o laudo seja abrangente, o psicólogo deve considerar fatores externos que ajudam a estabelecer respostas para comprovar suas teses. Além disso, é importante notar que a emissão do laudo técnico deve ser feita por um profissional habilitado, capaz de mediar e traduzir os aspectos técnicos, de forma imparcial. A ideia é justamente descobrir possíveis contradições e evitar falhas no sistema.

A Clínica Desenvolviver conta com esse tipo de serviço e uma equipe técnica especializada em laudos forenses. Aqui você receberá toda a assistência de psicólogas certificadas.

Criado em 2017, pela psicóloga Fernanda Correa Brito Araujo (CRP 06/102387), o consultório de psicologia está localizado próximo ao metrô Santa Cruz, zona sul de São Paulo, e conta com equipe de psicólogos experientes e com diferentes especializações, todos credenciados no Conselho Regional de Psicologia.

Além do atendimento presencial, a Desenvolviver oferece psicoterapia online. Para agendar a sua consulta, ligue (11) 3539-2939 ou mande um e-mail para recepcao@desenvolviver.com.

Fernanda Correa Brito Araujo
Fernanda Correa Brito Araujo

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, a psicóloga Fernanda Correa Brito Araujo (CRP 06/102387) tem especialização em Psicanálise Clínica, Neuropsicologia e Psicologia do Trânsito, forte experiência em Perícia Forense, Psicologia Escolar e Recursos Humanos, com passagem por multinacionais como Roche, Allergan e General Eletric do Brasil.

Categorias
Veja também
Contato
Siga Nossas Redes