Diante de alguns acontecimentos em nossa vida, temos pensamentos negativos que nem sempre condizem com a realidade, mas estamos tão envolvidos naquela situação e permeados de sentimentos confusos que não conseguimos enxergar outra forma de pensar. Listamos alguns pensamentos negativos que também podem ser chamamos de Distorções Cognitivas.
Ressaltamos a necessidade de uma psicoterapia para conseguir entender quando esses pensamentos acontecem e, nesse processo terapêutico, conseguir uma resposta positiva.
2. CATASTROFIZAÇÃO: Vê o futuro de uma forma totalmente negativa sem considerar a existência de algo positivo. Exemplo: “Meu marido ainda não chegou em casa, deve estar com outra.”
3. MINIMIZAÇÃO DO POSITIVO: Desconsidera o lado positivo de um acontecimento ou experiência. Exemplo: “Eu realizei um ótimo trabalho e apresentação, mas não significa que eu seja competente.”
4. ARGUMENTAÇÃO EMOCIONAL: Acredita que algo é verdadeiro porque sente (acredita naquilo) desconsiderando as evidências que possam existir. Exemplo: “Eu sei que realizo todas as tarefas do meu trabalho, mas eu ainda me sinto como se eu fosse incompetente.”
5. ROTULAÇÃO: Coloca um rótulo fixo em si mesmo ou nos outros sem considerar os acontecimentos. Exemplo: “Sou burra.”; “Ele é relapso.”
6. LEITURA MENTAL: Acredita saber o que a outra pessoa está pensando sem considerar outras possibilidades. Exemplo: “Ele está pensando que não saberei realizar a prova.”
7. SUPERGENERALIZAÇÃO: A pessoa conclui algo de uma forma totalmente negativa e generaliza as situações semelhantes. Exemplo: “Nessa empresa não terei amigos, assim como não tive em outras.”
8. PERSONALIZAÇÃO: Se responsabiliza por um evento/situação que não está no seu controle. Exemplo: “Meu marido sofreu um acidente, porque emprestei o carro para ele”.
9. DITADURA DOS DEVERIAS: A pessoa emprega constantemente o termo “eu deveria” o que lhe gera ansiedade constante. Cria expectativas sobre os outros e quando não atendidas, sente-se frustrado causando um adoecimento psicológico. Exemplo: “Eu deveria passar o dia inteiro estudando.”; “Ele deveria me levar para jantar hoje.”
10. VITIMIZAÇÃO: Sempre se sente como a vítima de qualquer situação e não se responsabiliza pelas suas escolhas.