Psicologia Hospitalar

por | nov 10, 2017 | Psicoterapia | 0 Comentários

O surgimento de trabalhos mais direcionados a Psicologia Hospitalar começou somente em 1980. Seu objetivo não era curar o paciente, no que diz respeito às questões biológicas, mas sim tomar um lugar de escuta atenta para as questões psicológicas que permeiam o adoecer. Entretanto, foi somente em 1997 que surgiu a Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, que tinha por objetivo promover discussões, eventos, congressos e seminários sobre o tema.

Foi a partir do surgimento da Sociedade que pode-se então conquistar a especialização em Psicologia Hospitalar, deixando assim a prática reconhecida e regulamentada pela resolução 014/2000 do CFP.

Segundo o SBPH a primeira Prova de especialista em Psicologia Hospitalar realizada pelo Conselho Federal de Psicologia no VII Congresso Brasileiro da SBPH no Rio de Janeiro foi em 2009.

A Psicologia Hospitalar atua em instituições de saúde, com atendimento de paciente, familiares ou membros da equipe multidisciplinar, realizando avaliações e acompanhamento em busca do acolhimento daqueles que estão em contato com o adoecer e/ou luto.

ATRIBUIÇÕES DO PSICÓLOGO HOSPITALAR CONFORME DEFINIÇÕES DO CFP e SBPH

– Atua em instituições de saúde nos níveis secundário e terciário;

– Atua em instituições de ensino superior e/ou centros de estudo e pesquisa visando aperfeiçoamento ou especialização dos profissionais;

– Atende a pacientes e familiares, membros de equipe multidisciplinar, alunos e pesquisadores quando estes estão em pesquisa de campo;

– Avalia e acompanha intercorrências psíquicas quando o paciente está em tratamento;

– Favorece a promoção e recuperação da saúde física e mental, promove intervenção para melhorar a relação médico/paciente/família;

– Atende pacientes clínicos/cirúrgicos em diferentes especialidades;

– Realiza atendimento psicoterapêutico, grupos, psicoprofilaxia, avaliação diagnóstica, interconsultas;

– Trabalha em ambulatório, enfermarias, PS, UTI, UCO e atua de forma interdisciplinar.

 

Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Psicoterapia em São Paulo

A clínica Desenvolviver é especializada em psicoterapia clínica presencial e psicologia online.
Atendemos convênio e particular.
CRP/SP 06/6482/J

Localização

Estamos na Vila Mariana, perto da estação Santa Cruz. | Rua Afonso Celso, 469 – São Paulo (SP) | Cep: 04119-001

Agende sua sessão agora!

Telefone: 11 3539-2939
WhatsApp: 11 98229-5799