Drogas: uma conversa preliminar

por | out 9, 2017 | Questões Emocionais | 0 Comentários

Antes de qualquer debate a respeito do uso de drogas é importante entender o que é considerado droga. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define como droga qualquer substância que altere as funções orgânicas dos indivíduos, qualquer substância, lícita ou não. 

As substâncias lícitas englobam bebidas alcoólicas, tabaco, medicamentos e as ilícitas: maconha, cocaína, crack, LSD, ecstasy entre outras. 

Longe de fazer apologia ao uso de drogas convido você leitor a questionar os padrões de normalidade/anormalidade da nossa sociedade atual e nosso lugar em meio a tudo isso. 

Aceita-se facilmente o uso de bebidas alcoólicas em situações sociais e muitos até usam o termo “Bebo socialmente”  e em grande maioria dos casos não aceita-se quando alguém diz que faz uso recreativo de maconha, por exemplo.

Mesmo as estatísticas apontando que há um número muito maior de mortes relacionadas ao uso de álcool e acidentes do que pelo uso de maconha. Portanto, o problema da droga passa por um conceito de moralidade e o dependente químico passa a ser julgado como vagabundo quando na verdade atravessa um problema de saúde pública.  

A dependência química pode ser manifestar ou não em cada indivíduo, alguns estabelecem dependência já nas primeiras experiências com a substância, outros conseguem manter uma vida funcional apesar do uso de alguma substância. 

O que define uma dependência química então? Vamos ver no próximo texto! 


Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Psicoterapia em São Paulo

A clínica Desenvolviver é especializada em psicoterapia clínica presencial e psicologia online.
Atendemos convênio e particular.
CRP/SP 06/6482/J

Localização

Estamos na Vila Mariana, perto da estação Santa Cruz. | Rua Afonso Celso, 469 – São Paulo (SP) | Cep: 04119-001

Agende sua sessão agora!

Telefone: 11 3539-2939
WhatsApp: 11 98229-5799