Uso e abuso de drogas na adocescência

por | dez 18, 2017 | Questões Emocionais | 0 Comentários

A adolescência é um período conflituoso, no qual ocorrem transformações biológicas e psicológicas, momento intermediário entre a vida infantil e adulta, busca de reconhecimento e pertencimento frente a um grupo social, dificuldades de relacionamento com os pais e preocupações com o futuro.

Algumas vezes, diante de tais conflitos característicos dessa fase turbulenta, surge o consumo de drogas. Diversos são os motivos para início da experimentação, uso e abuso de drogas, dentre os quais, curiosidade, uso recreativo inicialmente esporádico e com o passar do tempo adquirindo maior frequência devido a necessidade de inserção em determinado grupos e formação de laços sociais, dentre outros. 

A dificuldade de lidar com as próprias emoções decorrentes dos conflitos dessa fase do desenvolvimento, pode acarretar o uso de drogas como forma de válvula de escape diante de suas angústias e fragilidades, uma forma de não enfrentar a realidade de suas próprias questões. 

Alguns dos principais sintomas indicativos de possível uso de drogas em adolescentes são a piora em seu desempenho escolar, comportamentos ansiosos e/ou depressivos, alterações de humo, baixa autoestima e agressividade. 

A prevenção consiste no fornecimento de informações a respeito das substâncias químicas e suas consequências através da criação de um espaço de diálogo e suporte de suas dúvidas e questões emocionais, no que se refere ao âmbito familiar e figuras de referência na vida dos adolescentes. 

Já o tratamento inclui o atendimento especializado considerando-se as características singulares dessa fase da vida, abrangendo acompanhamento psiquiátrico e psicológico, orientação familiar, comunidades terapêuticas e atendimentos grupais. 

Referências

Marquesa, A.C.R; Cruz, S.M. O adolescente e o uso de drogas. Universidade deDependência de Drogas do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UDED/Unifesp). Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (NEPAD/UERJ). Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44462000000600009&script=sci_arttext>


Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Psicoterapia em São Paulo

A clínica Desenvolviver é especializada em psicoterapia clínica presencial e psicologia online.
Atendemos convênio e particular.
CRP/SP 06/6482/J

Localização

Estamos na Vila Mariana, perto da estação Santa Cruz. | Rua Afonso Celso, 469 – São Paulo (SP) | Cep: 04119-001

Agende sua sessão agora!

Telefone: 11 3539-2939
WhatsApp: 11 98229-5799