Vamos falar sobre resiliência?

por | ago 10, 2018 | Questões Emocionais | 0 Comentários

Você provavelmente já ouviu ou leu em algum lugar, mas você sabe o que significa ser uma pessoa resiliente?

Ser resiliente não significa equilíbrio absoluto diante de experiências difíceis, tampouco imunidade à dor e sofrimento emocional. Ser uma pessoa resiliente implica na capacidade de se adaptar a acontecimentos impactantes, trágicos ou que geram estresse.

Prefiro pensar a resiliência como a capacidade de enfrentar a vida de uma forma criativa! Ser flexível!

 A questão é como a pessoa lida com os seus desafios, no cotidiano. Muitas vezes você deve se deparar com problemas inesperados e que parecem muito difíceis de serem solucionados. A vida é cheia de altos e baixos, dúvidas e certezas, medos e coragem, todos têm momentos bons e outros nem tanto. A resiliência é, justamente, a capacidade de se erguer nestes momentos, quando você cai.

É ser capaz de lidar com as dificuldades, superar obstáculos, e adaptar-se a contextos emocionais inicialmente estranhos ou dolorosos. É conseguir resistir à pressão em situações estressantes e não sucumbir às ocasiões adversas.

Veja bem, conseguir sobreviver a um sofrimento é bom, seguir em frente depois de um obstáculo, também. Curar-se de uma grande decepção é algo a se comemorar. A resiliência é boa, desde que vivida de forma sincera. É preciso ter cuidado para que, em nome da resiliência, não acabe endurecendo-se por dentro e, com isso se escondendo de uma fragilidade com a qual não consegue lidar.

Têm momentos que é muito difícil seguir em frente, mesmo. Em que é preciso um tempo, uma pausa para assimilação, elaboração e aceitação. Ás vezes é preciso se fechar para balanço! E isso nada tem a ver com fraqueza ou fracasso, muito pelo contrário, é preciso muita coragem para enfrentar as adversidades e aceitar as mudanças.

Aqui, devemos pensar que nem todo mundo reage da mesma maneira a acontecimentos traumáticos, negativos ou à adversidade. É importante ter em mente suas próprias características e experiências de vida ao identificar estratégias para desenvolver a resiliência.

A boa notícia é que, sim, a resiliência pode ser desenvolvida! Ela é o resultado de um processo de aprendizagens e análises, em meio às relações estabelecidas ao longo da vida. Seja como for, não se é resiliente sozinho!


Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Psicoterapia em São Paulo

A clínica Desenvolviver é especializada em psicoterapia clínica presencial e psicologia online.
Atendemos convênio e particular.
CRP/SP 06/6482/J

Localização

Estamos na Vila Mariana, perto da estação Santa Cruz. | Rua Afonso Celso, 469 – São Paulo (SP) | Cep: 04119-001

Agende sua sessão agora!

Telefone: 11 3539-2939
WhatsApp: 11 98229-5799