A psicanálise pode ser muito simples, gente! E as vezes uma interpretação interrompe o lazer e acontece, assim, naturalmente.
A banda tocava um cover da Banda Legião Urbana… “Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo”. Parei.
Já havia pensando nisso outras vezes, mas dessa vez veio o desejo de dividir isso. É claro que a família, sendo nosso primeiro lugar no mundo, nossa primeira experiência com o outro, é primordial para pensar nas maneiras como nos relacionamos com as pessoas e coisas. Mas aí a gente cresce, né?
Sartre já dizia: o que você fez daquilo que te fizeram?
Aí a coisa complica. Porque nos leva de novo a pensar na nossa responsabilidade. Freud foi muito feliz na pergunta: Qual a sua responsabilidade na desordem que você se queixa?
“Você me diz que seus pais não te entendem
Mas você não entende seus pais”
Convido você a pensar menos em culpados e vítimas e experimentar um jeito novo de sentir e redimensionar as experiências. Todo mundo erra e acerta.
A psicoterapia pode proporcionar um espaço bastante interessante para repensar, sentir, redimensionar e viver uma vida mais autônoma e responsável. Não procura a terapia quem tem questões com a família, procura quem quer entender e de alguma forma “resolver”.
Está pronto para protagonizar sua vida?