10 coisas que todo casal deve definir antes de se casar

10/06/2021 | Relacionamentos Amorosos

Acha que a cerimônia, a festa e o endereço da nova moradia são as únicas coisas que você e seu companheiro precisam definir antes de se casar? Cuidado, a lista é muito maior do que se imagina!

Namorar é uma delícia. Esta fase cheia de descobertas importantes para as duas pessoas envolvidas é um preparatório para a construção mais sólida da vida a dois, que pode levar ao casamento, à troca de alianças e à convivência no mesmo teto.

A gente sabe que o casamento exige mais concessões do que o namoro e é preciso que o casal esteja muito bem-preparado para evitar discussões constantes, às vezes sem necessidade, e uma triste separação.

Antes de se casar, ou seja, durante a fase do namoro, entre beijos e abraços é importante que as partes envolvidas conversem muito e deixem claras suas percepções a respeito da vida e as expectativas que possuem da vida a dois. Sem esses papos sérios e alinhamentos, o casamento pode se tornar uma fase cheia de conflitos que podem causar machucados difíceis de serem curados.

LEIA MAIS: Depressão masculina e depressão feminina: qual a diferença?

 

O que fazer antes de se casar?

Sabe aquelas revelações que o parceiro ou parceira fez sobre seu próprio jeito de ser ou suas opiniões a respeito de certas polêmicas? Elas serão levadas para dentro do casamento. E, se você não aprova algumas ou muitas delas, é importante deixar isso claro para que o casal, por meio de conversas e concessões, encontre alternativas que sejam benéficas para a relação.

Muita gente evita expor as próprias opiniões ou criticar o parceiro ou parceira por medo de o relacionamento terminar. Este receio se deve ao tempo de namoro, à carência afetiva, à intensidade do sentimento ou do desinteresse em começar todo o processo de paquera de novo até encontrar alguém mais compatível.

O problema é que este silêncio – ou, pior, aquela esperança de que tudo será diferente depois do casamento – traz frustrações que vão crescendo e desencadeando questões mais sérias depois de algum tempo de casamento.

LEIA TAMBÉM: Depressão masculina e depressão feminina: qual a diferença?

A verdade é que se você deseja construir uma relação feliz e harmoniosa com seu parceiro ou parceira será necessário alinhar algumas coisas importantes antes de se casar.

Entre os inúmeros temas que precisam ser amplamente discutidos durante a fase de namoro, vou relacionar alguns aqui que, quando não esclarecidos à exaustão antes do sonhado “sim”, podem levar qualquer casamento à ruína:

1 – Finanças: como será a divisão das despesas? Terão uma conta conjunta para a casa e uma individual para os planos pessoais?

2 – Moradia: casa ou apartamento? A ideia é morar perto das famílias, do trabalho ou tudo vai depender dos gastos?

3 – Tarefas domésticas: como vão manter a casa em ordem? Dividirão as obrigações com a preparação da comida, cuidado com as roupas, limpeza da casa?

4 – Filhos: eles fazem parte dos planos? Se vão aumentar a família, qual o melhor momento? Serão apenas biológicos ou poderão adotar? Eles terão uma educação mais repressora ou flexível? Os avós cuidarão deles ou serão deixados numa creche?

5 – Vida pessoal: haverá espaço para momentos individuais? Como cada um continuará ou não reservando tempo para atividades particulares?

6 – Vida social: como os amigos farão parte da vida do casal? Eles poderão frequentar a residência do casal? E o casal, fará passeios e viagens a dois?

7 – Carreira: alguém terá que abrir mão da vida profissional por causa da nova fase? Ou os dois irão se organizar para trabalhar fora e alavancar as carreiras?

8 – Pets: cães e gatos farão parte da família? Quantos?

9 – Vida sexual: como o sexo vai entrar na rotina? Serão mais conservadores na cama ou não? Qual a frequência ideal para cada um?

10 – Carro: cada um pode ter o seu ou vamos dividir o mesmo veículo e todas as despesas?

O namoro dá ao parceiro ou parceira maturidade para aprender a viver ao lado de outra pessoa. É um período de preparação para alinhar expectativas e aprender a administrar conflitos que surgem ao longo da relação e durante a convivência no casamento.

Se você e seu parceiro ou parceira precisam de ajuda para enfrentar as dificuldades antes ou depois do casamento, conheça a clínica de psicologia Desenvolviver.

Criado em 2017, pela psicóloga Fernanda Correa Brito (CRP 06/102387), o consultório de psicologia está localizado próximo ao metrô Santa Cruz, zona sul de São Paulo, e conta com equipe de psicólogas experientes e com diferentes especializações, todas credenciadas no Conselho Regional de Psicologia.

Além do atendimento presencial, a Desenvolviver oferece a psicoterapia online. Para agendar a sua consulta, ligue (11) 98229-5799 ou mande um e-mail para recepcao@desenvolviver.com.

Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.

Newsletter

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat