O universo vampiresco vem fascinando as civilizações ao longo da história. A figura perigosa e atraente que tem no veneno o antídoto. Viciado e viciante.
O que tem isso a ver com a nossa vida real e cotidiana? Tudo.
Pessoas viciadas no outro podem facilmente serem descritas como vampiras ou sanguessugas.
Nas relações com esses sujeitos há sempre uma solicitação de algo com uma exigência agressiva e, que é impaciente e intolerante a qualquer adiamento da satisfação imediata. (GURFINKEL,2014).
Se até aqui você não se identificou ou identificou alguém na descrição acima, certamente consegue visualizar alguém ou até você mesmo que se utiliza do outro com tamanha voracidade e por próprio benefício que após conseguir o que necessitava abandona esse corpo drenado de sangue vida a própria sorte. Isso porque o vampiro não vê o outro como outro, o vê apenas como forma de saciar sua fome de sangue – e vida.
Ai vem a pergunta: tem sugado os outros? Tem se deixado sugar?
“Nos bastidores do amor tóxico, se encontra uma grande precariedade do amor próprio”. (GURFINKEL,2014).
GURFINKEL, Décio. Adicções: paixão e vício. Casa do Psicólogo, 2014. São Paulo.
Quer conversar sobre isso? Na Clínica Desenvolviver você receberá toda a assistência de psicólogas certificadas.
Criado em 2017, pela psicóloga Fernanda Correa Brito Araujo (CRP 06/102387), o consultório de psicologia está localizado próximo ao metrô Santa Cruz, zona sul de São Paulo, e conta com equipe de psicólogas experientes e com diferentes especializações, todas credenciadas no Conselho Regional de Psicologia.
Além do atendimento presencial, a Desenvolviver oferece psicoterapia online.