Quando nasce um irmãozinho(a)

por | jul 18, 2018 | Relacionamentos | 0 Comentários

A partir do nascimento de um novo membro da família, surgem novas reconfigurações familiares, preparações para a recepção do novo bebê, nova vivência da maternidade e paternidade e também surge um novo papel para o primogênito que de filho único passa a ser o irmão mais velho de uma criança recém chegada.

É importante incluir o primogênito nas preparações para o nascimento do irmãozinho (a) desde a descoberta da gravidez, escolha da decoração do quarto do bebê e enxoval, escolha do nome e planejamentos futuros, para que dessa forma a nova família que está surgindo seja um planejamento conjunto e gradativamente ele possa ir se adequando a função de irmão mais velho e abandono do papel de filho único. A partir do nascimento do bebê, ações como deixar que o irmão mais velho o pegue no colo e auxilie nos cuidados com ele, pode contribuir para a construção do vínculo entre ambos e integração da família.

Os pais devem reservar um tempo para o filho mais velho, tomando cuidado para que atividades antes realizadas entre os pais e a criança não sejam abandonadas em detrimento do nascimento do filho mais novo.

É normal que o irmão mais velho tenha ciúmes dos pais e passe por dificuldades na adaptação do novo contexto familiar, principalmente no que se refere a diminuição da atenção dos pais em relação a ele, que agora tem que se dividir entre os cuidados do irmão mais velho e o mais novo. Diante disso, o filho mais velho pode apresentar comportamentos negativos com o intuito de chamar atenção, como birra, agressividade, choro, além de comportamentos regressivos, característicos de períodos do desenvolvimento anteriores, como por exemplo, urinar na cama, usar chupeta, dormir com os pais, pedir colo, dentre outros.

Nesse momento, é necessário que os pais possam auxiliar o filho mais velho a expressar seus sentimentos em relação ao irmão mais novo e a situação que ele está vivendo para que ele possa encontrar formas alternativas de entender a situação.


Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Psicoterapia em São Paulo

A clínica Desenvolviver é especializada em psicoterapia clínica presencial e psicologia online.
Atendemos convênio e particular.
CRP/SP 06/6482/J

Localização

Estamos na Vila Mariana, perto da estação Santa Cruz. | Rua Afonso Celso, 469 – São Paulo (SP) | Cep: 04119-001

Agende sua sessão agora!

Telefone: 11 3539-2939
WhatsApp: 11 98229-5799