Rematrícula. E agora?

por | out 30, 2017 | Psicoterapia Infantil | 0 Comentários

O período de rematrícula está se aproximando e  este é o momento em que os responsáveis ficam em dúvida sobre fazer a rematrícula ou não, resolvi escrever para poder auxilia-los nesse momento de decisão.

Afinal qual é a melhor escola para seu filho? Qual escola o desenvolverá melhor? Qual fará com que ele tenha um futuro garantido? Sei que essas dúvidas permeiam o imaginário dos responsáveis, porém as dúvidas deveriam ser outras…

Não existe escola perfeita, tirem esse peso de vocês e da escola, por mais que a escola possa ser maravilhosa para o fulano, seu filho pode não se adaptar à metodologia de ensino, aos horários e a tantas outras coisas…

Mas como escolher então?

Primeiramente você precisa ter claro como é o funcionamento da sua família e do seu filho, esse é o fator mais importante; não adianta impor a uma criança cuja família é rígida e a criança gosta de regras e limites uma escola flexível com condutas construtivistas ou interacionistas ou o contrário. A criança entrará em choque e se sentirá deslocada e diferente. Imagine-se obrigado a ir a um ambiente que não te favorece cujo seus valores são divergentes, não se sentiria mal? Pois é a criança também, portanto olhe os valores familiares e não os perca de vista.

Visite… Pequise algumas escolas que estejam dentro das possíbilidades de seu orçamento e estejam de acordo com seus valores familiares, compare os prós e contras e visite as três que melhores se ajustarem junto com a criança, o deixe livre para observar e interagir com a escola já que é de extrema importancia que ele se sinta confortavél e respeitado na escolha.

Não tenha medo de mudar, mesmo fazendo todos os pré-requisitos, caso após um tempo a criança não se sinta bem na escola, reflita sobre a necessidade de mudança escolar, converse com a criança e com um profissional e você achará o melhor caminho.

 

Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Psicoterapia em São Paulo

A clínica Desenvolviver é especializada em psicoterapia clínica presencial e psicologia online.
Atendemos convênio e particular.
CRP/SP 06/6482/J

Localização

Estamos na Vila Mariana, perto da estação Santa Cruz. | Rua Afonso Celso, 469 – São Paulo (SP) | Cep: 04119-001

Agende sua sessão agora!

Telefone: 11 3539-2939
WhatsApp: 11 98229-5799