Ao chegar no mundo a criança começa a aprender diversas coisas e esse período de construção pode ser confuso e complicado. Durante esse período a criança pode realizar tarefas de maneiras diferentes do habitual, fazer birra, não gostar de ir à escola, ter problemas de relacionamento, isolar-se, desobedecer a regras, chorar sem motivo aparente, entre outras diversas situações.
Tais ocorrências podem levar os pais ao limite, ficando estressados, irritados e tristes, afinal “eu não sei educar meu filho”. Esses comportamentos inadequados podem ocorrer por diversos motivos e geralmente a criança não sabe manifestar o que está acontecendo ou sentindo, pois ainda não tem habilidades suficientes para se expressar.
O trabalho de um psicólogo infantil tem como objetivo compreender melhor a necessidade do paciente, suas emoções e sentimentos; e utilizar diversas ferramentas e atividades lúdicas para conseguir acessar o mundo interno da criança e compreender o motivo de tais comportamentos, a partir desta avaliação traçar estratégias com os responsáveis e, se necessário com a escola para a modificação dos comportamentos inadequados de maneira assertiva e eficaz tanto para a criança quanto para a família.
A atuação do Psicólogo também incluí o trabalho junto com a família para promoção de inteligência emocional das crianças, ajudando-as a compreender melhor suas e emoções, sentimentos, comportamentos inadequados e adequados. Impulsionando a criatividade, desenvolvimento de aprendizagem, evolução de potencialidades, auto estima e auto-eficácia da criança.