O que é o Autismo?

17/11/2017 | Crianças e Adolescentes

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurológico do desenvolvimento cujas características principais consistem em prejuízos sociais e de comunicação, restrições de interesses, comportamentos repetitivos e estereotipados.

O diagnóstico pode ser realizado a partir do segundo ano de vida e quanto antes o transtorno for identificado, maiores os benefícios da intervenção, que realizada com equipe multidisciplinar, tem como objetivo desenvolver maior autonomia possível para o indivíduo.

Portanto, aos primeiros sinais de suspeita de que a criança esteja se comportando de maneira diferente do que é esperado para sua idade, solicite avaliação profissional e, sendo necessário, inicie as intervenções adequadas.

Todo autista tem potenciais, cada um com sua especificidade. Portanto, ensine-o de maneiras diferentes e dessa forma estará auxiliando com que ele descubra a melhor forma de aprender. Isso o deixará motivado a se envolver cada vez mais com seu contexto familiar e social.

Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.

Newsletter

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat