Como lidar com o Luto

11/05/2018 | Depressão

O luto é uma reação diante de uma perda. A partir disso, podemos pensar nas diversas circunstâncias que podem estar relacionadas à vivência de um luto, além do conceito tradicional difundido pelo senso comum referente à morte de alguém, podemos pensar nas pequenas perdas que temos diariamente, em situações interrompidas, términos de relacionamentos, mudanças de emprego ou no cotidiano, dentre outras.

A perda se relaciona a algo ou alguém com o qual havia um vinculo afetivo, e nesse caso após o rompimento deste, se instaura uma situação de sofrimento, em menor ou maior grau, reorganização e adaptação.

Diante dessa perda, cada pessoa pode reagir de uma maneira diferente e cada processo pode ter uma duração, de acordo com a forma como cada um vai viver essa experiência de perder algo ou alguém.

Quando essa fase relacionada à perda acarreta sintomas de ansiedade, depressão, evitação de atividades sociais e quaisquer tipos de prejuízo na vida da pessoa, há a denominação de luto patológico ou complicado. Nesses casos, deve ser oferecido suporte para que a pessoa possa vivenciar e compreender seus sentimentos em relação ao que foi perdido, e diante disso, aprender a viver apesar da perda e a seguir suas atividades de modo que esses sentimentos de dor, saudade, quaisquer outros possíveis relacionados ao que foi perdido, encontrem um espaço para existir, que não a impeçam o indivíduo de viver sua vida.

Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.

Newsletter

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *