O que é psicoterapia?

por | maio 6, 2019 | Psicoterapia | 0 Comentários

A busca pelo autoconhecimento faz muitas pessoas procurarem pela psicoterapia. Esta técnica também auxilia na superação de traumas e problemas do dia a dia que parecem difíceis de serem resolvidos sem o apoio de um profissional.

A palavra psicoterapia é de origem grega. Psi (psyche) quer dizer mente, e terapia (therapeuein) significa curar. Essa “cura da mente” pode ser feita de maneira individual, em casal ou em grupo.

Através da fala, temos a oportunidade de estar em lugar reservado, confiável, sigiloso e aconchegante que nos possibilita entrar em contato com nossas inquietações para um profissional que é neutro, livre de julgamentos.

Através de diferentes técnicas, a psicoterapia pode nos ajudar a compreender melhor as causas dos nossos problemas e insatisfações, além de possibilitar a quebra de padrões de comportamento que nos impedem de tomar decisões com maior assertividade e leveza

Desta forma, conseguimos achar os melhores caminhos para resolver nossas questões e voltamos a ter a paz interior que tanto desejamos.

 

Existe hora certa para procurar sessões de psicoterapia?

O momento certo de iniciar um tratamento de psicoterapia é quando encontramos dificuldades para tomar decisões a respeito da nossa própria vida ou sentimos que precisamos mudar algo dentro de nós ou nossas atitudes.

Se estamos passando por problemas como depressão e ansiedade ou sofrendo traumas como a morte de um ente querido, por exemplo, a psicoterapia pode ser um importante recurso para fazer uma pessoa reencontrar o caminho do equilíbrio e da felicidade.

Ao procurarmos por sessões de psicoterapia, é importante identificar nossas necessidades e anseios, porque o processo será conduzido a partir do cenário que for apresentado para o psicoterapeuta.


Dúvidas sobre psicoterapia

  • Existe idade certa para começar a psicoterapia?

Não existe uma idade certa para iniciar uma psicoterapia.  Sempre há tempo para cuidarmos de nós mesmos.

  • Quanto tempo preciso fazer psicoterapia?

Não existe um período pré-determinado. A duração da terapia vai depender da necessidade e do quadro evolutivo do paciente. A quantidade de encontros com o psicólogo parte de uma vez por semana e pode evoluir para mais encontros semanais.

  • Qual a duração da sessão?

Geralmente, as sessões de psicoterapia duram entre 30 e 50 minutos.

  • Todo mundo precisa de psicoterapia?

É preciso desmistificar isso de que todo mundo precisa de psicoterapia. Se a pessoa sente que precisa mudar algo em sua vida, resolver conflitos, problemas de relacionamento ou encontrar uma direção que traga mais paz e tranquilidade, então a psicoterapia é bastante indicada.

  • Psicoterapia é tudo igual?

A psicoterapia possui diferentes abordagens. É importante se informar sobre isso e antes de escolher o seu terapeuta (falamos sobre os tipos de psicoterapia logo abaixo).

  • Dá para fazer psicoterapia pela internet?

Sim, a psicoterapia online é aprovada pelo Conselho Federal de Psicologia. Procure consultórios que sejam credenciados, para garantir sessões de qualidade.

 

Mitos a respeito da psicoterapia

Apesar de vivermos em um mundo repleto de tecnologia e informação, ainda existem muitas pessoas que associam a psicoterapia a pessoas que apresentam doenças mentais, o que não é uma verdade.

A psicoterapia é usada nas mais diferentes situações, sendo indicada para pessoas que estão passando por dificuldades em diferentes contextos. Desta forma, quem sofre com ansiedade e depressão (universo cognitivo), timidez, medos e vícios (universo comportamental) ou está passando por problemas no relacionamento afetivo ou luto (universo emocional), pode procurar suporte na psicoterapia.

Outro mito que precisa ser derrubado é associar psicoterapia à autoajuda. Quando uma pessoa lê livros de autoajuda, ela geralmente tem contato com um tema muito amplo e que não traz soluções individualizadas. Além de apresentar soluções mágicas, que podem levar ainda mais frustrações aos pacientes.


Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *