Devo procurar ajuda para superar um divórcio?

por | jan 9, 2020 | Relacionamentos | 0 Comentários

​O divórcio é um acontecimento que marca muito os envolvidos. Independentemente dos motivos que levaram o casal a se separar, é necessário um certo tempo para reorganizar a vida e seguir adiante.

Para muitos casais, o divórcio é sinal de frustração e grande decepção. Afinal de contas, os sentimentos gostosos do namoro, do noivado e do casamento foram enfraquecendo, abrindo espaço para outros, como desconfiança, falta de carinho, discussões constantes, raiva, entre outros.

A separação acontece quando o casal não consegue mais sustentar os motivos que os levaram a construir uma vida a dois. Os sonhos e os planos foram perdendo a força e o brilho ao longo do tempo, fazendo esfriar os sentimentos que eram o alicerce da união.

 

O que fazer quando o divórcio é inevitável?

Não é nada fácil aceitar que uma relação construída dia a dia vai deixar de existir. Mas é preciso procurar identificar os motivos que levaram uma das partes ou o casal a tomar esta decisão e procurar entender como a relação chegou a este ponto.

Sempre é válido conversar sobre o assunto e expor todos os argumentos possíveis, principalmente se uma das partes não deseja o divórcio. Entretanto, se o diálogo não for produtivo, é necessário iniciar o processo de aceitação de que a relação terminou.

Por mais difícil que seja, é essencial que as duas partes da relação vivam o luto da separação. Sim, ele é muito doloroso, mas é preciso esgotar as ações e os sentimentos envolvidos no divórcio para que a vida possa continuar o seu curso.

 

Dicas para lidar com um divórcio

Esvaziar o guarda-roupa, dividir os pertences, assinar papeladas e definir a guarda dos filhos são situações muito difíceis para duas pessoas que um dia trilharam juntas o mesmo caminho.

Nessas horas, é muito importante se abrir para o carinho da família e dos amigos e contar com uma ajuda profissional, como uma terapia.

Veja aqui algumas dicas para você superar um divórcio:

 

Não fuja do luto

Faça o que tem que ser feito e chore o quanto achar que deve. É necessário botar para fora todo o sentimento guardado para que novos possam entram e promover a transformação para iniciar um novo ciclo mais leve e feliz.

 

Não acuse o outro

Uma relação é feita de duas pessoas e, certamente, ambos contribuíram para que o relacionamento não desse certo. Apontar os erros do outro não vai aliviar a dor, mas aumentar sentimentos de raiva. Por isso, procure identificar as suas falhas, para que você não volte a se machucar em outros relacionamentos.

 

Evite se prejudicar ainda mais

Até que você se sinta forte, evita rastrear as redes sociais do parceiro, frequentar os locais que vocês gostavam de ir juntos ou guardar roupas e objetos como forma de reter a pessoa para si. Esses comportamentos vão prolongar ainda mais o luto e a dor.

 

Procure espairecer

Inclua no dia a dia, mesmo que aos poucos, coisas que você gosta de fazer sozinha ou com os amigos. Bons momentos vão ajudar você a superar a dor e abrir espaço para novos sentimentos.

 

Cuide de você

Faça aquele curso que há tempos estava querendo, mas não tinha tempo. Ou aquela viagem que você deixou para trás. Cuidar do corpo e da mente vai permitir que você se veja de uma forma diferente e mais feliz.

 

Desenvolva um novo olhar sobre o divórcio

Apesar de doloroso, o divórcio também pode ser uma forma de recomeçar a vida de maneira diferente, com novas pessoas e planos. No começo, parece ser impossível pensar dessa forma, mas a verdade é que tudo na vida passa, mesmo as dores mais profundas.

 

Procure uma terapia

Uma ajuda especializada vai auxiliar você a recuperar a autoestima machucada com o divórcio e lhe deixar forte para escrever novas histórias, sem os traumas e as dores do passado. Venha buscar o apoio que precisa na clínica de psicologia Desenvolviver.

Criado em 2017, pela psicóloga Fernanda Correa Brito (CRP 06/102387), o consultório de psicologia está localizado próximo ao metrô Santa Cruz, zona sul de São Paulo, e conta com equipe de psicólogas experientes e com diferentes especializações, todas credenciadas no Conselho Regional de Psicologia.

Além do atendimento presencial, a Desenvolviver oferece a psicoterapia online. Para agendar a sua consulta, ligue (11) 98229-5799 ou mande um e-mail para recepcao@desenvolviver.com.

Para ler outros assuntos sobre o universo da psicoterapia, clique aqui.


Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *