Psicologia infantil: como é feita a terapia com crianças

por | jul 11, 2019 | Psicoterapia Infantil | 0 Comentários

Os problemas que surgem nos primeiros anos de vida da criança são tratados pela psicologia infantil.

Mas o que é a psicologia infantil?

Esta é uma área da psicoterapia que tem como objetivo cuidar da saúde mental dos pequenos, ajudá-los a entender melhor o mundo onde vivem e a lidar com ele de maneira mais segura.

A infância é uma fase repleta de descobertas. A cada dia um novo desafio aparece, exigindo da criança uma atitude diferente em relação a ele. Sem muita bagagem de conhecimento, não sabe ao certo como agir e acaba desenvolvendo quadros de ansiedade, insegurança e medo.

Os pais ou responsáveis também são desafiados o tempo todo e se sentem culpados quando não acertam na hora de ajudar os filhos nos desafios diários. Até mesmo os mais experientes ficam confusos, pois uma criança nunca é igual a outra.

Nessa hora, a intervenção da psicoterapia infantil pode orientar as crianças e os seus responsáveis, tornando o dia a dia mais leve e saudável.

 

Como é feita a psicoterapia infantil?

As crianças são atraídas por coisas lúdicas e estas estratégias são utilizadas pelos psicoterapeutas para aumentar a conexão com os seus pequenos pacientes.

A técnica conhecida como Ludoterapia é uma das mais utilizadas na psicoterapia infantil e tem o objetivo de recorrer a brincadeiras e jogos para que a criança se sinta segura em dizer ou demonstrar o que pensa.

A atividade a ser usada vai depender da abertura que o paciente apresenta para interagir e dos tipos de questões a serem abordados.

Durante as brincadeiras, as crianças se soltam e acabam transferindo para a atividade muitos dos seus sentimentos. Essa transparência faz com que o psicólogo identifique com mais facilidade os problemas que o paciente está enfrentando e encontre diferentes formas de orientá-lo na busca pela melhor solução.

 

Como os pais podem participar da psicoterapia infantil?

Primeiramente, são os pais ou responsáveis que escolhem o psicoterapeuta mais adequado para seus filhos. Eles são a ponte, o primeiro contato do especialista com a criança, porque se encarregarão de apresentar o cenário vivido pelo filho para que a psicoterapia infantil seja aplicada da melhor forma.

Os pais fazem reuniões periódicas com o psicoterapeuta para receberem o feedback sobre o comportamento da criança, esclarecerem as dúvidas que surgirem ao longo do processo e receberem orientações de como ajudar o pequeno a enfrentar seus problemas fora do consultório.

É importante que os grupos sociais frequentados pela criança, especialmente a escola, tenham conhecimento da visita dela ao psicólogo. Dessa forma, poderão acompanhar o desenvolvimento e ajudá-la no processo terapêutico.

Inclusive, esses mesmos grupos podem identificar as necessidades da criança e orientar os pais ou responsáveis a procurarem a psicoterapia infantil.

 

Qual a hora certa de procurar a psicoterapia infantil?

É importante que os pais e responsáveis acompanhem bem de perto o comportamento da criança, pois ela mesma não sabe como verbalizar que necessita de ajuda para resolver suas inquietações.

De maneira geral, é importante recorrer à psicoterapia infantil nos seguintes casos:

  • Choro intenso e frequente
  • Resistência a ir para a escola de maneira repentina
  • Dificuldade de aprendizado
  • Isolamento
  • Agressividade exacerbada
  • Mudança de comportamento após a chegada de um irmão
  • Dificuldades ou demora para andar ou falar
  • Violência física ou psicológica
  • Medo intenso
  • Separação dos pais
  • Falecimento de um parente próximo e querido

Muitas vezes, os pais levam tempo para procurar a psicoterapia infantil porque se sentem culpados por não conseguirem lidar sozinhos com os problemas enfrentados pela criança.

Mas o pensamento não pode ser esse. Cada criança tem um jeito e sua forma de enxergar o mundo, e pedir ajuda é uma maneira corajosa e prudente de ajudar os filhos a enfrentarem os mais diferentes obstáculos da vida.

Portanto, se você está em busca de especialistas em psicologia infantil para orientar seu filho a enfrentar diferentes dificuldades do dia a dia com mais disposição e assertividade, conheça a clínica de psicologia Desenvolviver.

Criado em 2017, pela psicóloga Fernanda Correa Brito (CRP 06/102387), o consultório de psicologia está localizado próximo ao metrô Santa Cruz, zona sul de São Paulo, e conta com equipe de psicólogas experientes e com diferentes especializações, todas credenciadas no Conselho Regional de Psicologia.

Além do atendimento presencial, a Desenvolviver oferece a psicoterapia online. Para agendar a sua consulta, ligue (11) 98229-5799 ou mande um e-mail para recepcao@desenvolviver.com.

Para ler outros assuntos sobre o universo da psicoterapia, clique aqui.


Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *