É possível buscar por reorientação profissional em diferentes fases de sua vida. Este processo, que envolve o trabalho da psicoterapia, tem como objetivo colocar a vida profissional de uma pessoa de volta nos eixos para melhorar o bem-estar pessoal e a satisfação com a carreira escolhida.
Uma escolha profissional geralmente é feita quando a pessoa é jovem, está terminando o Ensino Médio e nem sempre tem o embasamento necessário para tomar uma decisão importante como esta.
Ao perceber que seus propósitos e habilidades não se encaixam no escopo da profissão e nem no dia a dia do trabalho, a pessoa tem o direito de começar de novo e buscar uma nova profissão que se encaixe nos seus anseios.
Como eu disse antes, não é apenas o jovem estudante que procura pela reorientação profissional. Também é possível fazer mudanças importantes na carreira quando a pessoa:
- Já trabalha há algum tempo na profissão, mas não se sente feliz.
- Perdeu o emprego e deseja tentar uma ocupação diferente.
- Exerce um cargo que deixou de existir e agora é necessário mudar para se manter no mercado.
- Aposentou-se, deseja voltar a trabalhar e procura novas possibilidades.
- Está feliz em seu cargo, mas, mesmo assim, anseia por mudanças profissionais.
De que forma a psicoterapia auxilia na reorientação profissional?
De uma forma geral, a terapia com um psicólogo especializado ajuda a pessoa a se autoconhecer e a lidar melhor com os sentimentos e as situações que enfrenta ao longo da vida. No campo profissional esta boa relação consigo mesma ajuda no processo de redescoberta.
Certas vezes, ao escolher uma profissão, carrega-se o conceito de que esta é uma escolha para toda a vida, o que não é verdade. Além de gerar uma pressão muito grande, principalmente nos mais jovens, este comportamento pode levar à frustração quando a escolha não se torna assertiva.
Neste cenário, a psicoterapia vem ajudar a pessoa a ressignificar este conceito e a enxergar novas possibilidades de ocupação. Nunca é tarde para recomeçar.
O sucesso de uma reorientação profissional e de uma consequente recolocação se sustenta em alguns pilares:
- O reconhecimento de que a escolha profissional precisa passar por ajustes;
- A capacidade de se autoperdoar por ter feito uma escolha errada para si mesmo;
- O desenvolvimento do autoconhecimento para que seja possível identificar novas possibilidades que se encaixem melhor na personalidade da pessoa;
- O desejo de tentar novamente e de ser mais feliz com as novas escolhas.
LEIA MAIS: Orientação profissional: como o psicólogo pode ajudar neste processo
Se você deseja passar por um processo de reorientação profissional e buscar oportunidades de trabalho mais satisfatórias, venha conhecer a clínica de psicologia Desenvolviver.
Criado em 2017, pela psicóloga Fernanda Correa Brito (CRP 06/102387), o consultório de psicologia está localizado próximo ao metrô Santa Cruz, zona sul de São Paulo, e conta com equipe de psicólogas experientes e com diferentes especializações, todas credenciadas no Conselho Regional de Psicologia.
Além do atendimento presencial, a Desenvolviver oferece a psicoterapia online. Para agendar a sua consulta, ligue (11) 98229-5799 ou mande um e-mail para recepcao@desenvolviver.com.