Orientação profissional: como o psicólogo pode ajudar neste processo

por | ago 8, 2019 | Orientação Profissional | 0 Comentários

A orientação profissional é procurada tanto por jovens que estão terminando o ensino médio e ainda não decidiram que curso fazer na universidade, quanto por quem deseja uma transição de carreira.

Fazemos escolhas desde muito cedo: que roupa usar, que comida cozinhar, qual filme assistir. Porém, quando pensamos na escolha da profissão, ela sempre vem enviesada por influências do meio (qual profissão gera mais ganhos financeiros naquela década) ou familiares (qual a profissão do pai, mãe ou tio bem-sucedido).

A sociedade como um todo e o mercado de trabalho sofreram uma série de modificações ao longo dos anos. A tecnologia influenciou e ainda impacta fortemente a teoria e prática de muitas profissões até então engessadas, o que abre constantemente novas possibilidades de trabalho.

Esse jeito mutante de olhar o mundo pode deixar muita gente confusa na hora de escolher qual caminho seguir. O medo do arrependimento, a pressão da família e a ansiedade tornam as decisões ainda mais desafiadoras. E é nessa hora que se faz necessária uma orientação profissional.

 

Como funciona a orientação profissional?

Existem diferentes formas de decidir que profissão seguir: pode ser pelo salário, influência de alguém da família que já exerce determinada profissão ou gosto pessoal. Entretanto, para pegar firme nos estudos e disputar uma vaga no mercado de trabalho é preciso que, no meio de tudo isso, haja paixão.

O mercado de trabalho anda cada vez mais acirrado e acordar todos os dias para exercer funções que só despertam emoções ruins é muito prejudicial para a saúde psíquica do trabalhador. Insistir em uma situação maléfica pode abrir portas para problemas como depressão e ansiedade.

Por isso, é importante o papel do psicólogo na orientação profissional. O especialista inicialmente vai ajudar o paciente a ouvir a sua voz interior e a conhecer suas próprias habilidades e paixões.

Além disso, o psicólogo ajuda o orientando a fazer a escolha mais adequada para a sua profissão. Assim, ele conseguirá buscar no mercado a área que permita a prática dessas descobertas, tornando-se uma pessoa bem-sucedida e feliz.

Não existe idade certa para procurar orientação profissional. O importante é que a pessoa esteja disposta a se autoconhecer para buscar com maior sabedoria a satisfação financeira e o bem-estar no mercado de trabalho. Mesmo que, para isso, seja necessário começar tudo de novo.

 

Como escolher o psicólogo para fazer orientação profissional?

A primeira atitude é procurar algum profissional que faça você se sentir à vontade para conversar abertamente sobre a sua vida.

Consulte o psicólogo para entender seus métodos de trabalho e experiência no assunto. Esse é um passo muito importante.

Quando o paciente não se identifica com o profissional que conduzirá a orientação profissional, o resultado pode não ter os efeitos esperados.

Na clínica de psicologia Desenvolviver você encontra profissionais que oferecem orientação profissional.

Criado em 2017, pela psicóloga Fernanda Correa Brito (CRP 06/102387), o consultório de psicologia está localizado próximo ao metrô Santa Cruz, zona sul de São Paulo, e conta com equipe de psicólogas experientes e com diferentes especializações, todas credenciadas no Conselho Regional de Psicologia.

Além do atendimento presencial, a Desenvolviver oferece a psicoterapia online. Para agendar a sua consulta, ligue (11) 98229-5799 ou mande um e-mail para recepcao@desenvolviver.com.

Para ler outros assuntos sobre o universo da psicoterapia, clique aqui.

 


Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *