Terapia online funciona mesmo?

10/02/2022 | Depressão

Ao falar sobre terapia online vêm à tona vários questionamentos e dúvidas sobre a sua funcionalidade e viabilidade. Diante do início da pandemia em 2020, diversas pessoas perderam o contato próximo com seus familiares, amigos e colegas de trabalho, vivenciando uma realidade de distanciamento para contenção do vírus da COVID-19. 

De acordo com uma pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial e publicada pela BBC News Brasil em abril de 2021, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental apresentou uma piora significativa durante o ano de 2020. 

Embora o conceito de terapia online tenha se popularizado na pandemia ao falar sobre os aumentos de ansiedade, depressão e outros distúrbios mentais diante do cenário de isolamento, a busca por um cuidado da saúde mental mais ajustada à rotina estava recebendo certa atenção durante os últimos anos. Principalmente se considerarmos pessoas que já possuíam limitações para sair de casa ou lidavam com alguma fobia social. 

Se você tem dúvidas sobre a funcionalidade da terapia online, neste artigo elaborei uma lista com as vantagens desse método para que você possa conhecer melhor a terapia online e, quem sabe, adotar na sua rotina.  

LEIA MAIS: Como identificar e tratar doenças psicossomáticas

 

Quais são os benefícios da terapia online? 

Ao contrário do que muitos pensam, a terapia online apresenta os mesmos resultados que os atendimentos presenciais. O terapeuta se conecta com seu paciente através de plataformas de videoconferência, e-mail, mensagens de texto ou ligações, desenvolvendo a partir da primeira consulta um vínculo com seu paciente e a mesma dedicação em guiá-lo para lidar com seu transtorno. 

Além da facilidade de poder conversar com seu terapeuta no conforto da sua casa, existem outras vantagens envolvendo esse método: 

 

1 – Mais opções de agendamentos disponíveis

A terapia online oferece mais opções de datas e horários para agendamentos, além de fornecer uma lista de profissionais disponíveis para o atendimento. Caso você tenha uma rotina sobrecarregada envolvendo trabalho, estudos e outras tarefas, é possível escolher o horário e os melhores dias para sua semana, além de ter a possibilidade de selecionar o profissional. 

 

2 – A atenção e dinâmica são iguais às da terapia presencial

O terapeuta desenvolve o mesmo vínculo com seu paciente tanto na sessão presencial quanto na sessão online. A dinâmica e a atenção são as mesmas para o tratamento do paciente, buscando sempre guiar através do transtorno. 

 

3 – Caso você não se adeque ao profissional, é possível escolher outro

A terapia online gera a possibilidade de uma troca de terapeuta caso você não sinta uma sinergia positiva nas sessões online. Esta facilidade para selecionar outro profissional está disponível em diversas plataformas de agendamento e nos sites de clínicas que oferecem esse serviço para os pacientes. 

 

4 – O atendimento que você precisa em qualquer lugar

Muitas pessoas passam por crises de ansiedade e lidam com sintomas de fobias sem um contato rápido ou direto com seu terapeuta. Através da terapia online, existe a possibilidade de falar com seu psicólogo em um momento de crise, podendo contatá-lo através de uma mensagem de texto, e-mail ou outro canal disponibilizado pela plataforma de agendamentos para buscar uma consulta extra que consiga atender às suas necessidades.

LEIA TAMBÉM: Adolescência: qual o papel da psicoterapia nessa fase

 

Se você quer conhecer o método da terapia online, conheça a clínica de psicologia Desenvolviver. 

Criado em 2017, pela psicóloga Fernanda Correa Brito (CRP 06/102387), o consultório de psicologia está localizado próximo ao metrô Santa Cruz, zona sul de São Paulo, e conta com equipe de psicólogas experientes e com diferentes especializações, todas credenciadas no Conselho Regional de Psicologia.

Além do atendimento online, a Desenvolviver oferece a psicoterapia presencial. Para agendar a sua consulta, ligue (11) 3539-2939 ou mande um e-mail para recepcao@desenvolviver.com.

Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.

Newsletter

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.