Câncer de mama: como a terapia ajuda a manter o equilíbrio emocional?

07/10/2021 | Autoconhecimento, Universo Feminino

Ao receber o diagnóstico do câncer de mama, a mulher passa por vários conflitos internos. Essa não é uma doença que impacta somente o físico, como também afeta diretamente o psicológico da paciente, interferindo na sua autoestima, vaidade e relações com as pessoas mais próximas.

No momento em que descobrem o câncer de mama, muitas mulheres atravessam esse período em fase de negação, onde não enxergam uma saída. Outras, vivenciam uma etapa de isolamento, em que grande parte das vezes tentam lidar com o diagnóstico sozinhas.

Sabemos que encarar a doença não é um processo simples, e o apoio dos familiares, do parceiro e de amigos se torna fundamental para que a mulher consiga dar um passo adiante e começar a trilhar o caminho do tratamento com esperança.

Mas o que fazer para manter o equilíbrio emocional para enfrentar o câncer de mama?

LEIA TAMBÉM: O que fazer para recuperar a vontade de viver?

Terapia faz parte do tratamento do câncer de mama

Após o diagnóstico do câncer de mama, parte das mulheres mergulha em um isolamento social, chegando até mesmo à depressão.

Nesses casos, a terapia tem o papel fundamental para auxiliar o enfrentamento da doença e ajudar a trilhar o caminho do tratamento com esperança.

Desde o diagnóstico até o início do tratamento, passando por etapas de cirurgia ou por sessões de quimioterapia, a terapia pode auxiliar a mulher a enfrentar o câncer de mama com mais leveza e recuperar a autoestima.

Para auxiliar no equilíbrio emocional, o psicoterapeuta auxilia a paciente a entender melhor as inseguranças, medos e angústias e encontrar o melhor caminho para enfrentar o tratamento.

Priorizar a saúde mental nesse período é um dos braços de apoio para o tratamento do câncer e para que a mulher consiga se reencontrar e passar por esse período com esperança.

LEIA MAIS:  Como funciona a terapia familiar?

Onde fazer terapia?

Criado em 2017, pela psicóloga Fernanda Correa Brito (CRP 06/102387), o consultório de psicologia está localizado próximo ao metrô Santa Cruz, zona sul de São Paulo, e conta com equipe de psicólogas experientes e com diferentes especializações, todas credenciadas no Conselho Regional de Psicologia.

Além do atendimento presencial, a Desenvolviver oferece a psicoterapia online. Para agendar a sua consulta, ligue (11) 98229-5799 ou mande um e-mail para recepcao@desenvolviver.com.

Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.

Newsletter

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat