Como trabalhar a autoconfiança e ser mais feliz

10/03/2022 | Autoconhecimento

Assim como outros sentimentos, a autoconfiança parte do conhecimento interno e não há nenhuma fórmula mágica para obtê-la. Pelo contrário, requer esforço e práticas mais saudáveis.

O termo por si só já é autoexplicativo, sendo a junção de dois termos: auto e confiança. Auto trata-se da perspectiva interna, isto é, a visão intrínseca dos próprios sentimentos. Já a confiança refere-se à crença nas próprias aptidões, seja para prosperar, confiar, amar etc.

Esses sentimentos são complexos e, não à toa, dificilmente há soluções fáceis para aumentar a autoconfiança e, assim, conseguir ser mais feliz no dia a dia.

Felizmente, algumas práticas ajudam na hora de desenvolver este importante sentimento que não deve ser esquecido ao buscar mais qualidade de vida!

LEIA MAIS: Será que você sofre da Síndrome do Impostor?

 

Autoconfiança e sua relação com o cotidiano

A autoconfiança é um sentimento que tem relação direta com o cotidiano. Afinal, a confiança está entre os catalisadores mais importantes para alcançar algumas convenções comuns na sociedade, como sucesso, independência e estabilidade emocional.

A psicóloga americana Carol Susan Dweck, conhecida por publicar a obra ‘Mindset: A nova psicologia do sucesso’, é uma das principais responsáveis por popularizar a importância de características comportamentais relacionadas à confiança.

Na prática, para ela, o termo ‘mindset’ sintetiza o pontapé para mudar a atual realidade e, com isso, poder fazer realizações mais significativas. Porém, indo além disso, ela relaciona como o processo de autoconfiança impacta na hora de alcançar o sucesso.

Neste caso, o sucesso não se resume à fama e outros sinônimos mais populares. Ele vai na contramão disso e pode ser definido como realizações mais significativas em relação ao dia a dia.

Por exemplo, uma promoção muito aguardada ou uma mudança mais abrupta no cotidiano, que proporciona mais conforto e qualidade de vida. Com a confiança necessária, as decisões em prol da sua realização podem ser tomadas mesmo com a insegurança presente.

LEIA TAMBÉM: Você tem cuidado da sua saúde mental?

 

Fora a confiança, outro importante ponto é o termo auto, que é um processo intrínseco de conhecer as próprias limitações e, acima de tudo, entender o porquê dessas inseguranças estarem presentes nas suas escolhas.

O processo de autoconhecimento dificilmente pode ser feito sozinho e, por isso, o melhor modo de se descobrir está no acompanhamento especializado.

A partir do acompanhamento de sessões rotineiras de terapia, você passa a entender as razões de certas escolhas e inseguranças. E, a partir do momento em que você conhece a si mesmo, a autoconfiança se torna um benefício inevitável.

Se você está interessado em se conhecer e gerar mais confiança para alcançar metas que geram mais qualidade de vida, venha conhecer a clínica de psicologia Desenvolviver.

Criado em 2017, pela psicóloga Fernanda Correa Brito (CRP 06/102387), o consultório de psicologia está localizado próximo ao metrô Santa Cruz, zona sul de São Paulo, e conta com equipe de psicólogas experientes e com diferentes especializações, todas credenciadas no Conselho Regional de Psicologia.

Além do atendimento presencial, a Desenvolviver oferece psicoterapia online. Para agendar a sua consulta, ligue (11) 3539-2939 ou mande um e-mail para recepcao@desenvolviver.com.

Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.

Newsletter

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.