Você tem cuidado da sua saúde mental?

06/01/2022 | Comportamento

Janeiro é um mês que busca chamar a atenção das pessoas para o cuidado com a saúde mental. Em meio aos desafios do dia a dia, absorver e lidar com as emoções positivas e negativas de uma maneira saudável nem sempre é um processo simples.

Uma mente pode facilmente adoecer por conta de fatores psicológicos, traumas, perdas, condições de trabalho e relacionamentos sociais. Esses fatores desestabilizam a saúde mental aos poucos, ocasionando diversos transtornos comuns na população mundial: ansiedade, dependência química, estresse, pânico, entre outros.

Sendo assim, nesse começo de ano, momento no qual vem à tona as inúmeras metas, questionamentos sobre suas relações sociais e reflexões para os próximos meses, que tal parar um pouquinho para pensar também na sua saúde mental?

A importância de inserir o cuidado com sua saúde mental na sua rotina

Janeiro Branco é uma campanha que surgiu com o objetivo de conscientizar e promover discussões que combatam os tabus envolvendo problemas de saúde mental e o autocuidado emocional.

Não é incomum presenciar situações na quais os transtornos mentais sejam classificados com diversos termos que desvalorizam a dor emocional (sendo “frescura” um dos adjetivos mais utilizados).

LEIA MAIS: O que fazer para recuperar a vontade de viver?

Por isso, é importante ressaltar que o mesmo grau de importância atribuído à saúde física deve ser dedicado à saúde mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao abordarmos o conceito de saúde, nos referimos ao bem-estar físico, social e mental.

Logo, o cuidado com a sua saúde mental não deve ser lembrado apenas no primeiro mês do ano. Para adquirir uma boa qualidade de vida, preservando seu bem-estar, o autoconhecimento e o autocuidado são pilares fundamentais.

Através do autoconhecimento, é possível identificar suas necessidades, vontades, seus limites e compreender suas emoções. A partir desse ponto, você pode desenvolver o autocuidado, inserindo na sua rotina os hábitos que lhe proporcionem momentos de leveza e respiro.

Nesse processo de dedicação à sua mente, a psicoterapia assume um papel fundamental: guiar o paciente através dos seus traumas, das suas dores e auxiliá-lo a conquistar o autoconhecimento e o autocuidado.

LEIA TAMBÉM: A terapia pode ajudar você a ser mais feliz no ambiente de trabalho?

Se você está se sentindo sobrecarregado mentalmente e precisa de apoio, venha conhecer a clínica de psicologia Desenvolviver.

Criado em 2017, pela psicóloga Fernanda Correa Brito (CRP 06/102387), o consultório de psicologia está localizado próximo ao metrô Santa Cruz, zona sul de São Paulo, e conta com equipe de psicólogas experientes e com diferentes especializações, todas credenciadas no Conselho Regional de Psicologia.

Além do atendimento presencial, a Desenvolviver oferece psicoterapia online. Para agendar a sua consulta, ligue (11) 3539-2939 ou mande um e-mail para recepcao@desenvolviver.com.

Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.

Newsletter

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat