A terapia pode ajudar você a ser mais feliz no ambiente de trabalho?

22/04/2021 | Carreira

O ambiente de trabalho é um dos locais de maior importância na vida de diversas pessoas. É lá que você passa boa parte do dia, exerce as atividades profissionais, constrói algumas de suas relações sociais, desenvolve capacidades importantes para praticar no dia a dia e ganha dinheiro para se manter e tirar alguns sonhos do papel.

Mesmo que muitas pessoas estejam trabalhando de casa, em sistema home office, por conta da pandemia, ainda existe um ambiente de trabalho. Um espaço repleto de metas a serem cumpridas, de comportamentos a serem adotados e de pessoas a serem geridas, você sendo um líder ou não.

Assim como no grupo familiar e de amigos, o ambiente de trabalho tem seus altos e baixos. E você precisa saber lidar com essa montanha russa para tornar seu dia trabalho mais leve e feliz.

 

A importância da terapia para o bem-estar no ambiente de trabalho

Você é a mesma pessoa dentro e fora do ambiente de trabalho. O que muda é a sua postura. No trabalho, é necessário ser mais profissional e saber trabalhar corretamente as emoções para evitar conflitos que possam manchar a sua reputação no mercado.

Diante de tanta pressão, manter o equilíbrio parece impossível. Mas não é.

O autoconhecimento é o ponto de partida para o bem-estar no ambiente de trabalho. Conhecer os próprios limites coloca você no comando das situações, a ponto de ter autoridade para decidir como deve se portar em cada situação que o dia de trabalho apresentar.

LEIA MAIS: Como a psicoterapia atua na reorientação profissional?

Um equilíbrio emocional adequado permite a você lidar melhor com um chefe agressivo e com colegas de trabalho fofoqueiros, por exemplo. Ao mesmo tempo, também saberá construir relações saudáveis com os colegas companheiros, aqueles que, muitas vezes, se tornam amigos para vida toda.

No ambiente de trabalho, os altos e baixos nem sempre dão sinais de aviso, por isso precisamos estar sempre preparados para manter o equilíbrio e a serenidade para tomar as melhores decisões, sob pressão ou não.

Esse mesmo autoconhecimento ajuda você a prevenir problemas emocionais que, quando mal resolvidos, abrem portas para quadros de ansiedade, depressão e síndrome de Burnout. Ajuda a trabalhar a sua autoestima e a sua resiliência quando alguma atividade não performa como desejou ou quando um colega toma uma atitude que atinge você de maneira negativa.

Esse processo de entender os próprios sentimentos e de aprender a conviver bem no ambiente de trabalho pode ser desenvolvido por meio da terapia. Durante as sessões o psicólogo ajuda você a entender a origem de muitos sentimentos e atitudes e lhe indica caminhos para administrá-los corretamente para uma melhor saúde no trabalho e em outros grupos sociais.

LEIA TAMBÉM: Qual o papel da psicoterapia na transição para a aposentadoria?

Se você precisa quer se tornar um profissional mais empoderado e equilibrado emocionalmente, e procura por terapia, venha conhecer a clínica de psicologia Desenvolviver.

Criado em 2017, pela psicóloga Fernanda Correa Brito (CRP 06/102387), o consultório de psicologia está localizado próximo ao metrô Santa Cruz, zona sul de São Paulo, e conta com equipe de psicólogas experientes e com diferentes especializações, todas credenciadas no Conselho Regional de Psicologia.

Além do atendimento presencial, a Desenvolviver oferece a psicoterapia online. Para agendar a sua consulta, ligue (11) 98229-5799 ou mande um e-mail para recepcao@desenvolviver.com.

Fernanda Brito

Fernanda Brito

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, com especialização em Psicanálise Clínica e forte experiência em psicologia escolar e RH. Também promove palestras em empresas e eventos pelo Brasil, falando sobre temas como ansiedade, depressão, conflitos familiares, estresse pós-traumático, bullying, entre outros.

Newsletter

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat