Como deixar de gostar de alguém?

como-deixar-de-gostar-de-alguem

Como deixar de gostar de alguém?

Entender como deixar de gostar de alguém não é uma tarefa fácil. Desistir de uma pessoa – e, consequentemente, do sonho de seguir com a construção de uma história com essa pessoa – requer força de vontade e tempo. Afinal, geralmente idealizamos a outra pessoa e depositamos nela um desejo profundo, que nem sempre é fácil de ser atendido.

Isso não significa, no entanto, que é impossível. O processo pode ser longo e doloroso, mas deixar uma pessoa ir, especialmente quando os sentimentos não são recíprocos, é essencial para manter a saúde mental em dia.

Quer saber mais? Continue a leitura e entenda como deixar de gostar de alguém!

LEIA MAIS: 5 motivos pelos quais as pessoas fogem de relacionamentos amorosos

 

Como deixar de gostar de alguém? Qual é o caminho?

Com impacto direto na autoestima e autoaceitação, o amor não correspondido é um dos sentimentos mais difíceis de serem administrados. Dói na alma nutrir um sentimento por alguém que não sente o mesmo por nós.

No entanto, esse processo é necessário para a manutenção do nosso equilíbrio interior, recuperação da autoestima e do autoconhecimento. Mas é preciso ter força e sair de uma zona de conforto.

Sim, porque muitas vezes, ainda que de forma inconsciente, depositamos toda a nossa confiança na pessoa amada e nos esquecemos do que representamos para nós mesmos.

Neste processo desafiador, o mais importante é saber lidar com os sentimentos – e respeitar o momento. Viver o luto e a ausência daquela pessoa é fundamental para colocar a cabeça em ordem e não desenvolver transtornos como depressão ou ansiedade.

LEIA TAMBÉM: Você conhece o poder do amor-próprio?

 

Confira algumas dicas valiosas de como deixar de gostar de alguém

Não existe, contudo, uma receita infalível sobre como deixar de gostar de alguém. Mas algumas dicas podem ajudar. Por exemplo:

  • Mantenha a distância sempre que possível e evite stalkear redes sociais ou vida pessoal da pessoa amada;
  • Liste os defeitos da pessoa;
  • Guarde todas as memórias e livre-se de fotos, objetos e qualquer outro item que possam trazer as lembranças à tona.

CONTINUE LENDO: Dedo podre: como lidar com a frustração de namorar homens errados?

Igualmente importante é assumir a situação. Isto é: evite pensar em como seria a sua vida com a pessoa amada e no que vocês viveram no passado; ou, ainda, alimentar qualquer esperança.

É preciso entender – e aceitar – que a pessoa não está interessada e que ninguém pode mandar no coração do outro. Reconhecer isso é um dos passos mais importantes para seguir com a sua vida, recuperar o equilíbrio interior, a autoestima, o autocuidado e o autoconhecimento.

O processo é desafiador, mas praticar o desapego e deixar o outro ir é essencial para alçar novos voos e se abrir para outras pessoas, quando estiver pronto.

CONTINUE LENDO: Praticar a solitude faz muito bem aos relacionamentos

Precisa de apoio nesse processo? Na Clínica Desenvolviver Foccus você receberá toda a assistência de psicólogas certificadas. Criado em 2017, pela psicóloga Fernanda Correa Brito Araujo (CRP 06/102387), o consultório de psicologia está localizado próximo ao metrô Santa Cruz, zona sul de São Paulo, e conta com equipe de psicólogas experientes e com diferentes especializações, todas credenciadas no Conselho Regional de Psicologia.

Além do atendimento presencial, a Desenvolviver oferece psicoterapia online. Para agendar a sua consulta, ligue (11) 3539-2939 ou mande um e-mail para recepcao@desenvolviver.com.

E você, tem alguma dica de como deixar de gostar de alguém?

Fernanda Correa Brito Araujo
Fernanda Correa Brito Araujo

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, a psicóloga Fernanda Correa Brito Araujo (CRP 06/102387) tem especialização em Psicanálise Clínica, Neuropsicologia e Psicologia do Trânsito, forte experiência em Perícia Forense, Psicologia Escolar e Recursos Humanos, com passagem por multinacionais como Roche, Allergan e General Eletric do Brasil.

Categorias
Veja também
Contato
Siga Nossas Redes