Ano Novo: como criar expectativas reais?

criar expectativas

Ano Novo: como criar expectativas reais?

Criar expectativas é uma atitude muito comum do ser humano. Mas é preciso saber dosar este comportamento para que a vida não seja marcada por frustrações.

A chegada do final do ano estampa nas vidas das pessoas o perigo de se criar expectativas de maneira desmedida. Quem nunca aproveitou os últimos dias de dezembro para fazer aquele tradicional balanço do que foi conquistado e das promessas que se perderam pelo caminho?

Infelizmente, nessa hora, os desejos não realizados costumam deixar um gostinho amargo e fazer muita gente pensar que não conseguiu realizá-los, porque não se dedicou o bastante ou porque não foi merecedor. Mas não é bem assim.

Quantas colheres de sopa de expectativa foram colocadas na sua receita para o Ano Novo? Já parou para pensar que as metas definidas foram muito além do que você poderia suportar?

 

Por que criar expectativas demais pode ser frustrante?

Esperar por um ano feliz e cheio de grandes realizações faz parte do comportamento humano. Somos movidos pela esperança e são os nossos sonhos que nos fazem levantar da cama todos os dias.

A questão é que, muitas vezes, o ato de criar expectativas não está ligado na concretização do sonho em si, mas na forma como ele será conquistado. Aí a chance de frustração pode ser muito grande.

Sabe por quê?

A vida é cheia de surpresas e nos leva para caminhos que muitas vezes nunca havíamos imaginado. O fato de as coisas não acontecerem do jeitinho que idealizamos não significa que o nosso sonho não vai se realizar ou, que coisas diferentes – e ainda melhores – não podem acontecer.

LEIA MAIS: Depressão de fim de ano: como lidar com o problema?

Podemos criar expectativas, sim, mas sem tentar idealizar e controlar cada passo rumo ao objetivo. É preciso deixar o destino fazer a sua parte e mostrar alternativas que reforcem os nossos desejos ou que nos movam para situações que trarão experiências enriquecedoras.

Criar expectativas ambiciosas demais e depois não saber como gerir todos os sentimentos que fazem parte delas pode gerar quadros de ansiedade, por conta da espera pela realização do desejo, e de depressão, pelo ato de as metas serem de difícil concretização. Administrar este comportamento é possível e se você não sabe por onde começar, vale a pena procurar uma ajuda especializada.

Se você busca orientação para construir uma vida mais leve e feliz, venha conhecer a clínica de psicologia Desenvolviver.

Criado em 2017, pela psicóloga Fernanda Correa Brito (CRP 06/102387), o consultório de psicologia está localizado próximo ao metrô Santa Cruz, zona sul de São Paulo, e conta com equipe de psicólogas experientes e com diferentes especializações, todas credenciadas no Conselho Regional de Psicologia.

Além do atendimento presencial, a Desenvolviver oferece a psicoterapia online. Para agendar a sua consulta, ligue (11) 98229-5799 ou mande um e-mail para recepcao@desenvolviver.com.

Picture of Fernanda Correa Brito Araujo
Fernanda Correa Brito Araujo

Idealizadora e supervisora clínica da Desenvolviver, a psicóloga Fernanda Correa Brito Araujo (CRP 06/102387) tem especialização em Psicanálise Clínica, Neuropsicologia e Psicologia do Trânsito, forte experiência em Perícia Forense, Psicologia Escolar e Recursos Humanos, com passagem por multinacionais como Roche, Allergan e General Eletric do Brasil.

Categorias
Veja também
Contato
Siga Nossas Redes